São Fidélis avaliará possibilidade de bandeira vermelha na próxima quarta
17/12/2020 18:41 - Atualizado em 17/12/2020 19:24
São Fidélis pode ter as medidas de enfrentamento à Covid-19 intensificadas a partir da próxima quarta-feira (23). Após ter informado na tarde desta quinta (17) que o município havia entrado em bandeira vermelha, o que representaria o fechamento do comércio considerado não essencial, foi emitida uma nota esclarecendo que qualquer alteração de limitação do comércio e de atividades só será revista na quarta. Até lá, continuarão valendo as normas municipais atualmente em vigor.
— A Prefeitura de São Fidélis informa que qualquer alteração de limitação de comércio e atividades só será revista no dia 23 de dezembro. Até a citada data, todas as normas municipais atualmente em vigor estão mantidas. Por isso, é inverídica a informação sobre o fechamento do comércio — diz a nota divulgada na noite desta quinta.
Na bandeira vermelha, cuja possibilidade ainda é estudada, ficaria suspenso o funcionamento de bares e lojas, além de academias, salões de cabelereiros, espaços culturais, escritórios e afins. Farmácias, supermercados e postos de combustível passariam a poder funcionar com 30% dos funcionários trabalhando em escala com horário reduzido. 
Para fábricas e indústrias, a norma passaria a ser de funcionamento com 20% dos trabalhadores no local, respeitando o distanciamento, usando máscara e álcool em gel, e também com redução no tempo de serviço. Em relação ao transporte coletivo, os ônibus municipais e intermunicipais poderiam ter no máximo 20% da capacidade total.
No caso de restaurantes, lanchonetes e padarias, o funcionamento teria horário reduzido e só com 25% dos funcionários atuando presencialmente, ficando permitido atendimento apenas nos formatos delivery (entrega em domicílio) e take away (retirada pelo cliente). Passaria a ser proibido o consumo no local. Bufês não poderiam abrir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS