Segundo turno com poucas filas e diferentes expectativas
Paulo Renato Pinto Porto 29/11/2020 09:24 - Atualizado em 29/11/2020 14:50
  • Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Segundo turno começa tranquilo (Fotos: Rodrigo Silveira)

A eleição em segundo turno começou forma tranquila em Campos sem nenhum transtorno registrado nos locais de votação, segundo informações de policiais militares e de servidores da Justiça Eleitoral. As urnas foram abertas sem nenhum problema, às 7h, quando compareceram os primeiros eleitores para o voto, a maioria de idosos.
As primeiras pessoas chegaram ainda antes de 7h aos locais de votação, onde a movimentação dos eleitores transcorreu sem filas. Nos corredores do Ciep do bairro da Lapa e no Instituto politécnico de Ensino, na Rua Formosa, não houve registro de aglomeração. No Ciep, houve maior movimentação de eleitores a partir de 10h.
Entre os eleitores, havia diferentes expectativas quanto a melhoria das condições de vida da população. “A gente sempre vota na esperança de que vá melhorar. Eu espero que haja melhora naquilo que nós mais dependemos, que é saúde, educação, transporte, enfim. E que o próximo prefeito termine logo com essas obras paradas. E que Deus livre ele e gente dessa pandemia”, disse a dona de casa Clarisse Gomes de Souza, de 69 anos.
O aposentado Jorge Monteiro, de 89 anos, chegou em sua bicicleta para votar também no Ciep da Lapa. “O senhor me pergunta se espero alguma melhora em nossa cidade? Acho difícil. São dois candidatos jovens. E quando fala de jovens, a gente pensa que a coisa vai fluir melhor, mas olha só o prefeito que está saindo?”, ponderou.
O veterano eleitor recorda de José Alves de Azevedo, o primeiro candidato a prefeito em quem votou, na década de 1950. “Era muito atencioso com a população, muito bom prefeito. Mas votei também em Roberto Silveira, para governador, para deputado...”.
O também aposentado Paulo César Pereira, de 64 anos, considera que os problemas são maiores que os candidatos. "Os problemas são muito maiores do que a capacidade dos candidatos em resolver. Para ser sincero, não tenho expectativa de melhora. Os dois candidatos ainda não tem luz própria, vão ser muito influenciados pelas famílias. Ma torço para que eu esteja errado", comentou.
Ao contrário do primeiro turno, quando houve também a disputa para a Câmara Municipal, a eleição deste domingo deve ter seus resultados divulgados com maior rapidez, conforme estimam secretários, mesários e fiscais da Justiça Eleitoral.
 
Confira as principais recomendações para que os eleitores dos respectivos municípios possam exercer seu direito de voto com tranquilidade e segurança:
• O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para os analfabetos e para os maiores de 70 anos, bem como para os eleitores de 16 e 17 anos.
• O horário de votação foi ampliado este ano: será das 7h às 17h. As três primeiras horas – das 7h às 10h – serão preferenciais para as pessoas com mais de 60 anos.
• O uso da máscara é obrigatório.
• Se possível, leve a sua própria caneta. As seções terão algumas de reserva, mas é melhor não arriscar. A recomendação da Justiça Eleitoral, específica para as eleições deste ano, visa evitar o compartilhamento de objetos e diminuir o contato dos eleitores com superfícies que outras pessoas possam ter tocado.
• O uso da caneta é apenas para o eleitor assinar o caderno de votação. Ela não deve ser utilizada na cabine de votação para tocar na urna.
• Você pode votar usando um documento oficial com foto ou ainda mostrar sua identificação visual por meio do aplicativo e-Título (opção disponível apenas para quem fez a biometria).
• Caso ainda não saiba onde vai votar, consulte seu local de votação aqui ou no aplicativo e-Título.
• Mantenha a distância de, no mínimo, um metro das pessoas e evite aglomerações. Está tudo devidamente marcado no chão, mas não custa fazer a sua parte.
• Para garantir mais segurança, o fluxo de votação nas seções mudou. Fique atento às orientações dos mesários. Eles estão lá para te ajudar.
• Se precisar, leve uma colinha (em papel) com o número do seu candidato.
• Higienize as mãos com álcool em gel antes e logo após votar. Fique tranquilo, pois as seções terão frascos de álcool em gel à disposição de todos.
• No local da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
• Segundo a legislação eleitoral, no dia da votação, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
• Como última orientação, nada de selfie. Não é permitido usar aparelho celular dentro da cabine de votação. A proibição tem por intuito proteger o sigilo do voto. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) proíbe expressamente o ingresso, na cabine de votação, com celular, máquina fotográfica e filmadora. Por sua vez, a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) tipifica como crime eleitoral “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena para esse ilícito é de até dois anos de detenção.
• Evite ficar nos locais de votação após finalizar seu voto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS