Avenida Souza Mota volta a ficar alagada e prejudica motoristas
19/11/2020 12:45 - Atualizado em 19/11/2020 15:34
  • Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

    Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

    Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

    Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

    Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

    Souza Mota alagada (Fotos: Genilson Pessanha)

Após a chuva que caiu em Campos nos últimos dias, a avenida Souza Mota, no cruzamento com a rua Lindolfo Fraga, no Parque Vera Cruz, voltou a ficar alagada e prejudicar o fluxo do acesso à ponte Alair Ferreira, por onde passa a BR 101. Segundo a Prefeitura de Campos, o Grupo de Emergência em Alagamentos tem agido nas diversas frentes e segue monitorando os pontos, índices pluviométricos e atuando em locais considerados críticos.
Desde o dia 5 de novembro que moradores das duas ruas e motoristas que precisam passar pelas vias têm enfrentado o problema. Nessa segunda-feira (16), a água chegou a escoar, mas nesta quinta-feira (19) as vias voltaram a ficar alagadas. Com isso, o acesso normal à ponte Alair Ferreira, pela rua Lindolfo Fraga, ficou prejudicado e os motoristas são obrigados a seguir para a BR 356 e, assim, conseguir passar pela ponte para chegar a área central da cidade.
A Prefeitura informou que no último dia 10, através de parceria, três caminhões vacall estiveram na Souza Mota e esgotaram toda água. Porém, com volume de chuva intenso e constante o local voltou a alagar. "A bomba que atende a aquela área apresentou problemas e está no conserto. Pela complexidade, iniciou o processo de retorno na segunda-feira. O Grupo de Emergência em Alagamentos tem agido nas diversas frentes e segue monitorando os pontos, índices pluviométricos e atuando em locais considerados críticos", informou.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que no mês de outubro deste ano (138,3mm) choveu quatro vezes mais se comparado ao mesmo período de 2019 (33, 4mm). "Somente no mês de novembro, já , choveu mais 113 mm. Do início do ano até agora, os pluviômetros já registram 928 mm de chuva, que ultrapassa o somatório de 2019, que fechou o ano em 894,4 mm".
A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101 no trecho, informou que as avenidas Lindolfo Fraga e Souza Mota encontram-se fora da faixa de domínio da rodovia federal. “Por este motivo, não cabe à concessionária a manutenção do sistema de drenagem deste segmento. O fato já foi informado à secretaria de Obras da Prefeitura de Campos dos Goytacazes”.
Defesa Civil em alerta
Desde essa quarta-feira (18), a coordenadoria municipal de Defesa Civil segue em estágio de atenção, diante da possibilidade de chuva volumosa na região de Campos, além de ventos fortes. De acordo com os institutos de meteorologia, o risco maior é para esta quinta e sexta-feira (20), devido à aproximação de um ciclone da costa do Rio de Janeiro.
Equipes do Grupo de Emergência em Alagamentos também estão nas ruas atuando em pontos considerados críticos com trabalho de limpeza e revisão de bombas dos cisternões.
— A Defesa Civil em Campos continua em estado de atenção para prevenção caso a continuidade dessa chuva com ventos fortes chegue até domingo. Até ontem (quarta), nossas previsões davam conta de ventos de 60 a 90km por hora. Mas não existe nenhuma adjacência do município em perigo imediato. Mantemos os canais de comunicação abertos e as equipes a postos para qualquer intervenção que precise ser feita, embora seja pouco provável — informou o coordenador de Defesa Civil, major Edison Pessanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS