Prorrogada segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em Campos
A secretaria de Agricultura de Campos, seguindo a orientação da secretaria estadual, prorrogou por mais 15 quinze dias a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que inicialmente terminaria nesta segunda-feira (30). No caso da Prefeitura de Campos, o trabalho atende aos pequenos criadores, aqueles que possuem até 70 bovinos cada. Nesta etapa, são vacinados apenas os animais com até 24 meses de idade.
— Em circunstâncias normais, nós terminaríamos a vacinação no prazo de 30 dias, mas o mês de novembro foi muito chuvoso. Agora, teremos duas semanas a mais para concluir a aplicação da vacina — avalia o secretário municipal de Agricultura, Robson Vieira, lembrando que nesta etapa serão vacinados entre 8 mil e 10 mil animais de cerca de 500 criadores.
Até agora, segundo Robson, foram vacinados cerca de 60% dos animais previstos. As equipes estão atuando simultaneamente em todos os distritos e localidades do município, desde a área Norte, nos assentamentos rurais, como os Zumbi do Palmares e outros, na Baixada Campista e localidades da área Sul e a parte Serrana, que inclui a região do Imbé. Estão sendo cumpridos todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
— É extremamente importante que o criador tenha o seu gado vacinado porque, somente assim, ele tem acesso à GTA (Guia de Trânsito Animal), que garante, de forma legal, a venda do gado, do leite e derivados — alerta o secretário, lembrando que há 23 anos o estado do Rio de Janeiro não registra casos de febre aftosa.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS