Colunista do BNB Dentre os 10 Classificados do Prêmio Brasil Sommelier
TEXTO EXTRAÍDO DO SITE agroflorestamazonia.com
O ViniBraExpo é um evento que acontece no Rio de Janeiro desde 2017, é uma iniciativa que visa promover o trabalho das vinícolas e o seus resultados na elaboração de vinhos finos, buscando através da experiência e do conhecimento aproximar o consumidor final dos produtores.

O evento foi idealizado por uma dupla de empresários apaixonados por vinho, Gustavo Guagliardi Pacheco e Marcelo Ideses, nos mesmos moldes dos melhores festivais internacionais do mundo.

Para alcançar esses objetivos são realizados diversos eventos, como feiras de exposição, degustações guiadas, aulas com profissionais da área do vinho (Masterclass), jantares harmonizados e o grande evento que é o Concurso Wines Brazil Awards, onde as vinícolas participantes enviam amostras que serão julgadas e premiadas por um corpo de renomados especialistas e profissionais da área do vinho. Esse ano foram avaliadas 2048 amostras com a participação de 164 vinícolas de todas as regiões produtoras do Brasil.
João Ricardo Rodrigues
João Ricardo Rodrigues


Sommelier
O Prêmio Brasil Sommelier, para quem não está familiarizado com a palavra o Sommelier que é um termo francês, pronuncia-se “somêliê”, é o profissional que cuida do vinho depois da sua elaboração, ele é o responsável por cuidar da carta de bebidas dos restaurantes, sua harmonização com os pratos do menu, realiza todos os procedimentos do serviço de vinho e faz a gestão da adega do estabelecimento. Também presta assessoria para importadoras e lojas especializadas. Porém a profissão evoluiu com o tempo e hoje também existe o profissional que trabalha em diversas áreas como marketing, consultorias e cursos.

Um exemplo foi a situação dos restaurantes fechados devido à crise da pandemia do Covid-19, onde os sommeliers utilizaram as mídias sociais para desenvolver trabalhos de marketing, consultorias e cursos através de lives e interação virtual com os consumidores.

O concurso é uma forma de valorizar o sommelier que está atualizado com o cenário atual da vitivinicultura brasileira bem como instigar a busca constante pelo conhecimento e aperfeiçoamento, pois o Sommelier, sendo ele um elo de ligação entre o produtor e fornecedor com o consumidor final, tem um papel importante no processo da divulgação e comercialização dos vinhos.



Selos das medalhas que são colocados nas garrafas premiadas
Prêmio Brasil Sommelier
João Ricardo que em 2018 foi convidado a escrever uma coluna de artigos sobre vinhos na Folha 1, no Blog Nino Bellieny, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, viu a oportunidade de apresentar os vinhos brasileiros e de descobrir novas experiências.
Então começou o trabalho na área de vinhos, na área da divulgação e na consultoria de vinhos. Atualmente ele também é colunista de vinhos do www.agroflorestamazonia.com.

“É normal quando as pessoas sabem que você conhece sobre vinhos pedirem conselhos ou indicações e foi assim que eu comecei a indicar vinhos para o dia a dia, festas de casamento e outros eventos de amigos. Quanto aos vinhos brasileiros o meu interesse surgiu quando trabalhei por alguns anos no exterior, era normal durante o Happy hour os amigos, de diversas nacionalidades, levarem vinhos de seus países, ali surgiu o meu desafio de levar vinhos a altura dos demais. De volta ao Brasil realizei alguns cursos e sempre participei de eventos e degustações onde fui aprimorando os conhecimentos”, conta João.


Para ele participar do Prêmio Brasil Sommelier é a oportunidade de testar seus conhecimentos em uma área que possui uma gama de assuntos muito abrangentes que vão desde técnicas e procedimentos na elaboração dos vinhos até a harmonização de vinhos com pratos de diversas culinárias. Ele conta que ficou muito orgulhoso de ter vencido essa primeira etapa e só de estar entre os 03 finalistas já é uma grande conquista.

“Eu sou Gaúcho, então bebo vinho desde que me conheço por gente, em outrora era comum as crianças tomarem suco de vinho, que era o vinho diluído em água e adoçado, lá no Sul também tem um doce chamado sagu que leva vinho na sua receita. Então desde sempre eu tive interesse no vinho sendo comum tomar pelo menos uma taça no jantar, com isso eu fui aprimorando os conhecimentos e técnicas de degustação que formaram a minha base”, acrescentou.



Esse concurso está sendo realizado em duas fases, a primeira que foi realizada no dia 06 de novembro, a qual ele foi classificado. Foram 118 candidatos de 16 estados do país, constou de 40 questões objetivas sobre conhecimentos gerais de vitivinicultura brasileira e sommelerie. Já a segunda fase será realizada no dia 28 de novembro, onde somente os 03 primeiros realizarão provas de degustação e serviço do vinho.

João afirma que tem sido um desafio trabalhar com a Vitivinicultura, mas tem vencido com paixão e amor pelo aquilo que faz, embora o desafio, se destaca a cada safra.

“A Vitivinicultura brasileira é um imenso desafio que só consegue ser vencido porque conta com pessoas que tem grande paixão por aquilo que fazem, que trazem o vinho nas suas histórias, que são abnegados na busca do melhor para consolidar um trabalho que se destacada a cada safra que passa. Um Brinde ao vinho brasileiro”, concluiu João.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]