Intensa movimentação no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Paulo Renato Pinto Porto 17/10/2020 13:03 - Atualizado em 17/10/2020 17:05
  • Vacinação segue até as 17h

    Vacinação segue até as 17h

  • Vacinação segue até as 17h

    Vacinação segue até as 17h

  • Vacinação segue até as 17h

    Vacinação segue até as 17h

  • Vacinação segue até as 17h

    Vacinação segue até as 17h

  • Vacinação segue até as 17h

    Vacinação segue até as 17h

Foi intenso o movimento de pessoas nos postos de vacinação neste sábado (17), em Campos, por conta do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A imunização aconteceu até as 17h e não precisou de agendamento, sendo atualizada a caderneta de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e menores de 15 anos após a aplicação da vacina. Também foram ofertadas vacinas para adultos e idosos, como é o caso da dose extra contra o Sarampo e Influenza.
Morador de Guarus, Vagner Carvalho levou os filhos e outros membros da família ao posto no Centro de Saúde Dr. Henrique de Souza Oliveira, onde falou sobre a importância da imunização. “É importante saber que, com estes cuidados, estamos garantindo a saúde dos nossos filhos, além da família, o que é primordial. Sempre que há vacinação, venho a este posto, que é um ponto de referência, onde os profissionais são muito bons e atenciosos”, frisou.
Após a vacina, foram ofertados cachorro-quente e refrigerante para o público. Mais de 30 salas de vacinação foram abertas neste sábado nas unidades de saúde.
Para ter acesso à imunização, foi necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatório para crianças e adolescentes) e um documento com foto em uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBs), na Cidade da Criança, além das Unidades Pré-hospitalares (UPH) de Travessão, São José e Santo Eduardo. Um posto volante no Colégio Salesiano de Campos, que fica no Parque Tamandaré, também esteve atendendo a população.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, esta é mais uma oportunidade para se garantir um alcance maior da campanha e para identificar quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema vacinal iniciado. “Toda criança que estiver com o calendário atrasado vai poder fazer a adequação. No caso da poliomielite, as crianças acima de 1 ano até 4 anos e 11 meses e 29 dias que estiverem com o esquema de VIP completo, ou seja, que tenham tomado as três doses injetáveis, receberão uma dose adicional da vacina contra poliomielite do tipo gotinha”, explica a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Roberta Lastorina Rios.
O Dia D de mobilização seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), como o distanciamento social, a higienização correta das mãos, o uso de máscara e de álcool gel 70%. A Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Estadual de Imunização contra o Sarampo, ambas em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e Ministério da Saúde, começaram no dia 5 de outubro e vão até o próximo dia 30.
Para as crianças, foram disponibilizadas 12 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.
No calendário do adolescente, há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa (se gestante), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
As unidades de vacinação que funcionaram neste sábado foram as da Aldeia, Baleeira, Centro de Saúde de Guarus, Conselheiro Josino, Custodópolis, Eldorado, Félix Miranda, IPS, Lagamar (Farol), Morangaba, Morro do Coco, Parque Prazeres, Parque Rodoviário, Patronato São José, Penha, Poço Gordo, Ponta Grossa dos Fidalgos, Ponta da Lama, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Santa Maria, Sentinela do Imbé, Santa Helena, Santos Dumont, Tócos, Venda Nova, Cidade da Criança, Colégio Salesiano (Posto Volante), UPH São José, UPH Santo Eduardo e UPH Travessão.
Em nota, enviada na tarde deste sábado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que algumas salas de vacinação foram fechadas antes do previsto devido a grande procura para atendimento no dia D da Campanha de Vacinação, o que gerou aglomeração, com risco de contaminação por Covid-19, especialmente para as crianças. Além da grande procura, a maior parte das pessoas precisa atualizar a caderneta de vacinação de crianças o que demanda maior tempo de atendimento individual.
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS