Área de Proteção ao Ciclista de Competição funcionou em 2017
22/10/2020 15:47 - Atualizado em 22/10/2020 21:22
APCC funcionado em 2017
O projeto de lei do do vereador Luiz Alberto Neném, aprovado em 2016, criando as Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs), não foi implementado pelo então governo vigente na Prefeitura de Campos, o da ex-prefeita e ex-governadora Rosinha Garotinho.
Porém, complementando a nota postada aqui ontem, uma APCC chegou a ser criada em Campos, em 2017, sob a gestão do prefeito Rafael Diniz e com iniciativa do então presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, que, aliás, fez belíssima gestão à frente dos Esportes, apesar dos parcos recursos, sendo considerado por muitos o melhor secretário da Prefeitura.
Em abril daquele ano, Raphael Thuin, o comandante geral da Guarda Municipal, Wyllian Carvalho Bolckaul, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, e o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Rodrigo Rocha, se reuniram para discutir o cumprimento da Lei Municipal 8.719, de 17 de agosto de 2016, originada no projeto de lei de Neném e que criava as APCCs.
Foi criada então a primeira Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APPC), localizada na Avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a rua Raul Escobar (prolongamento da Rua Formosa) e a Avenida Alberto Lamego, próximo a Uenf. A pista era fechada para treinos todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h.
Esse trecho entrou em vigor em 04 de maio de 2017 pela Prefeitura de Campos, para que os atletas pudessem treinar com segurança, com garantia e acompanhamento da Guarda Municipal. Ciclistas chegaram a usar a área para treinos no ano de 2017.
Porém de 2018 em diante a APCC acabou caindo em desuso. Seu trecho, de 1 km, limitava os treinos. Além disto após aproximadamente 3 meses aberta houve problemas com roubo da fiação da iluminação e o trecho ficou sem luz. Foi consertado e roubaram novamente. Na terceira vez ficou muito tempo sem luz e os ciclistas pararam de treinar por que estava perigoso por causa da má iluminação.
Outras áreas acabaram ganhando as graças dos ciclistas, como a "Estrada da Tapera", que liga Tapera à Lagoa de Cima, um trecho de aproximadamente 10km, e mais recentemente a pista do Dahma, um trecho circular de 4 km. O Dahma, inclusive, foi sugerido como APCC por Rodrigo Rocha, presidente da Fecierj, sem obter êxito.
Cabe agora à Prefeitura, aproveitando os projetos de lei do vereador Neném e a experiência feita com a APCC na gestão de Rafael Thuin à frente da Fundação dos Esportes, junto com os representantes do ciclismo em Campos, definirem novas APCCs, para garantir o que mais importa, a segurança dos ciclistas e a prática saudável do esporte.
Atualização às 21h21 de 22/10/2020: Complemento de informações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]