Salesiano realiza encontro virtual de jogos eletrônicos no próximo fim de semana
Matheus Berriel - Atualizado em 14/10/2020 11:49
Banner de divulgação do 1º GoytaGames do Salesiano
Banner de divulgação do 1º GoytaGames do Salesiano
Estão abertas as inscrições para o 1º GoytaGames, evento on-line de esportes eletrônicos promovido pelo Colégio Salesiano e a Gorillaz E-Sports, com apoio do Grupo Folha de Comunicação, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Big Brain Education. Marcado para o próximo fim de semana (18 e 19), a partir das 14h, o encontro virtual terá torneios de League of Legends (LoL), Hearthstone, Valorant e Minecraft. A participação é gratuita e deve ser confirmada a partir de preenchimento de formulário no link forms.gle/qwAG3vcUCZnYQ1qB6.
— O GoytaGames surgiu exatamente num momento em que o segmento da educação vem despontando para fortalecer a aproximação de metodologias de ensino com o que hoje são a maior atração do público infanto-juvenil: a parte de games e, em alguns casos, da gamificação.Quando nós começamos a desenvolver esse projeto, foi exatamente agregando ao que já acontecia na cidade de Campos. É uma proposta do Salesiano inovar no segmento de atrativos educacionais para esse público mais jovem — afirmou o diretor do Salesiano, Arthur Chrispino.
Segundo Arthur, um dos objetivos é mostrar a professores e pais que as plataformas de esportes eletrônicos complementam os conteúdos formativos de estudantes de todas as séries escolares, com variações no grau de dificuldade e complexidade que cada idade permite.
— A proposta do Salesiano é exatamente mostrar que você pode trabalhar com toda uma questão de conteúdo, mesmo que tradicional, dentro de um modelo moderno, o que também seria incluído dentro do que falamos de metodologias ativas — disse o dirigente escolar. — Quando você fala de metodologia ativa, você fala de importância de o aluno se tornar protagonista do processo de ensino dele. Então, ele se coloca no papel principal, ficando o professor como o coadjuvante, o colaborador, o orientador no desenvolvimento de cada um. É exatamente isso que acontece quando uma pessoa entra num game e começa a jogar: você é o protagonista daquele jogo que está fazendo — pontuou.
No contexto do evento, estão previstas oficinas para pais e professores na plataforma do Minecraft. “Os professores vão receber um treinamento totalmente gratuito e on-line, e também vai ter um treinamento dado aos pais, para que eles possam entender a importância do game na formação do filho deles. No momento em que a gente fala de crianças com oito, nove, 10 anos, muitos pais não entendem que esse novo modelo de educação também agrega no desenvolvimento do filho”, acrescentou Arthur.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS