Firjan: Produção industrial do Norte Fluminense cresce no terceiro trimestre do ano
O volume de produção industrial do Norte Fluminense apresentou crescimento no terceiro trimestre de 2020, após intensa queda nos meses de maior impacto da pandemia da Covid-19. Conforme o boletim da Firjan Sondagem Industrial Regional, a região vinha apresentando volume de produção igual ou abaixo da linha dos 50 pontos desde 2012. Em agosto deste ano, por exemplo, registrou 56,5 pontos, sua máxima histórica e primeira alta após 8 anos. No mês de setembro, apresentou leve redução (51,6 pontos), mas ainda permaneceu acima dos 50 pontos. O indicador abaixo de 50 pontos registra queda e acima, confirma o aumento da produção.
Ainda de acordo com o documento, o número de empregados chegou a apresentar crescimento em agosto (51,6 pontos), mas fechou setembro com leve queda (49,2 pontos). O nível dos estoques finais aumentou nos últimos três meses, e ficou acima do estoque planejado no mês de setembro. Em linha com o aumento do volume de produção, a Utilização da Capacidade Instalada da região chegou a 62% da sua capacidade em agosto e reduziu para 60% em setembro. Ainda assim, o indicador fechou o trimestre acima da sua média histórica (54,8%).
Empresários otimistas para a demanda por produto
Em relação aos próximos seis meses, os empresários da região, que chegaram a um patamar pessimista nunca antes visto, voltam a dar sinais de melhoras. Nesse contexto, a expectativa de demanda por produto apresenta perspectiva positiva desde julho, fechando em 52,5 pontos em outubro. Esse cenário refletiu na expectativa de compra de matéria-prima, que apresenta seu terceiro mês consecutivo de crescimento. Além disso, o número de empregados, fechou outubro no corte dos 50 pontos, após expectativa positiva em setembro (55,8 pontos). Por outro lado, para a realização de novos investimentos os empresários ainda permanecem em um patamar pessimista (43,3 pontos) em outubro, aguardando melhorias no mercado.
Com a retomada da atividade industrial no terceiro trimestre, os industriais da região apresentaram melhorias em sua situação financeira com o avanço de 11,3 pontos no seu indicador. Acompanhando esse cenário, a margem de lucro operacional das empresas cresceu 13,7 pontos, chegando no corte de 50 pontos no terceiro trimestre. Já o indicador de acesso ao crédito, mesmo com a melhora de 8 pontos no indicador, os empresários ainda apontam dificuldade de acesso (33,3 pontos) no terceiro trimestre. Todos os indicadores encontram-se acima da sua média histórica.
Fonte: Firjan

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]