Marcão Gomes: América Latina pós-Covid
- Atualizado em 20/10/2020 08:57
Rodrigo Silveira
Se por um lado a pandemia ainda não está controlada, a economia mundial também vai demorar a se recuperar plenamente. Estudos apontam que a América Latina será uma das mais afetadas pelo aspecto econômico, considerada por especialistas a Região do planeta com a maior crise já vivida em um século. O Banco Mundial estimou, em um relatório recém-publicado, que o Produto Interno Bruto (PIB) da região cairá 7,9% em 2020, um “desastre” jamais visto por estas bandas.
Países que já vinham com uma certa estabilidade econômica devem se recuperar um pouco mais rápido, casos de Uruguai e Chile. Outros levarão até quatro anos para voltar a patamares pré-pandemia. É o caso da Argentina, vista como uma das economias que mais sofreram nesse ano. O Banco Mundial estima que o país fechará 2020 com 12,3% a menos em seu PIB e quase o dobro de pessoas na linha da pobreza comparando com o início desse ano.
Outro país que deve enfrentar as mesmas dificuldades de nossos “hermanos” é o Equador. Sem conseguir aumentar sua receita tributária e com grave crise política, o país deve amargar anos de muita dificuldade até conseguir “navegar em águas mais tranquilas”.
Com grande importância para a América Latina, o México também deve ter dificuldades para sair da crise. A queda do turismo, fundamental para o país, também atingiu a economia, e especialistas concordam que este será um dos últimos setores a se recuperar. Fora isso, a queda do preço do petróleo também atrapalha qualquer plano para o país sair da crise.
E o Brasil? As dificuldades também serão grandes, mas analistas acreditam que o país é o que pode se sair melhor na região. Em seu último relatório revelado, o Banco Mundial previu uma contração de 5,4%, abaixo dos 8% previstos em junho. As linhas de crédito para empresas e o auxílio emergencial para pessoas físicas contribuíram para que o cenário não fosse pior. Agora a expectativa é que o setor econômico possa “voltar aos trilhos” de forma efetiva.
Esperamos que o Congresso Nacional continue auxiliando com ações efetivas para que o Brasil possa ganhar novo fôlego e consiga sair o mais rápido possível dessa crise econômica causada pela pandemia. Sigamos em frente!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS