Nélio Artiles: Nova educação
- Atualizado em 15/10/2020 10:13
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Há mais de 35 anos venho exercendo o desafio de ser médico e professor, profissões que muito me orgulham e que sempre me encantam pela perspectiva de pensar no outro, em demandas diferentes, mas sempre buscando uma perfeição impossível, já que a única constante é a diversidade humana. A escola é como uma casa mágica que exerce a função encantadora de não apenas informar, mas de transformar e formar gente para o mundo. E neste contexto, bruxos do bem, com suas varinhas mágicas, implementam fórmulas pedagógicas diferentes para alcançar todos objetivos possíveis.
São os professores que se viram nos trinta, com baixos salários e pouca valorização, enfrentando caminhos diferentes e muito difíceis. Como lidar com estes jovens que já chegam com uma gama enorme de conteúdos, facilmente acessíveis nas palmas das mãos? Se a informação já está pronta para a maioria, qual a função então do professor de uma sala de aula? Nesta função camaleão, repaginar e mudar a todo momento é necessário.
Hoje em dia fica claro o papel fundamental do professor para orientar e facilitar a organização do conhecimento, priorizando o que realmente é importante no desenho do futuro de cada aluno. É importante desmistificar que ter o conteúdo fácil represente aprendizado. Por isso uma nova função nos desafia, que é ensinar a não saber, trazendo a canção do Beto Guedes: “a lição sabemos de cor, só nos falta aprender”.
Quem exerce a função do magistério percebe que não basta mais uma sala de aula. Hoje já nos extraímos das quatro paredes e, assim, nos inserimos neste novo mundo virtual e infinito, em que nossos alunos vagueiam, alguns em navegações a ermo, resgatando assim quem estiver em caminhos erráticos.
O termo “figital” passa ser uma necessidade no período pós-pandemia, unindo o físico e o digital. Uma boa perspectiva é que o professor não mais se despede para o reencontro após alguns dias. Ele poderá se manter entre os estudantes, motivando, orientando e participando do crescimento deles diariamente.
Para alguns pode parecer uma invasão de privacidade, mas, desde que se faça com responsabilidade e estratégias adequadas, é possível acompanhar e avaliar de uma forma mais efetiva.
Parabéns a todos professores que representam tão dignamente esta profissão especial e importante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS