Salinidade deixa SJB sem água
19/09/2020 08:44 - Atualizado em 20/09/2020 09:56
Os moradores da sede do município de São João da Barra e da praia de Atafona passaram a semana na incerteza sobre o abastecimento de água potável, por parte da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O motivo, segundo a Cedae, foi um fenômeno conhecido como “intrusão salina”, que impossibilitava a captação do Paraíba do Sul para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de SJB. Ainda de acordo com a concessionária, o serviço pôde ser retomado durante a semana, mas não havia garantia de continuidade. A população reclama que a falta de abastecimento é constante, principalmente na alta temporada.
A “intrusão salina” ocorre quando o mar avança em direção ao Rio Paraíba do Sul e chega ao ponto onde é realizada a captação para abastecimento de São João da Barra. Devido ao fenômeno natural, a Companhia precisa paralisar a captação para não comprometer a qualidade da água e garantir o bom funcionamento da unidade.
Com ou sem “intrusão salina”, Na alta temporada, segundo moradores e veranistas, a falta d’água é mais comum em todo território sanjoanense, sobretudo nas praias. Moradores de Atafona, no entanto, reclamam que o problema tem sido constante e se agravou na última semana. “A Cedae está de sacanagem com a gente. Há três dias que não entra uma gota de água na caixa. O engraçado é que não tem água, mas os funcionários não atrasam para tirar o consumo e nos cobrar a conta. Está complicado”, desabafou Josinete Dias, moradora de Atafona, nesta sexta-feira (18) nas redes sociais.
Em comunicado à imprensa, a Cedae anunciou que “medidas já estão sendo tomadas para que o abastecimento seja restabelecido. De toda forma, a Cedae pede que os clientes usem água de forma equilibrada e, se possível, adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo”. Além disso, a concessionária informou “que clientes da Companhia podem solicitar o envio de caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS