São João da Barra inicia preparativos para consagração à Padroeira do Brasil
18/09/2020 09:39 - Atualizado em 18/09/2020 09:49
Imagem foi doada pelo Santuário Nacional
Imagem foi doada pelo Santuário Nacional / Divulgação
A Diocese de Campos, em conjunto com a Irmandade Nossa Senhora da Penha e Prefeitura de São João da Barra, está nos preparativos para a consagração do município à Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia, que chegou a ser adiada por conta da pandemia, foi marcada para o dia 11 de outubro.
O bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz destaca a consagração como um sinal de esperança depositada na Virgem de Aparecida e pedindo pelo fim da pandemia. Neste ano a imagem peregrina do Santuário Nacional tem visitado as paróquias, comunidades religiosas, escolas e hospitais no território diocesano. A imagem chegou a Campos no dia 23 de agosto, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo
Socorro.
— A visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a consagração do município de São João da Barra é um sinal de esperança. Ela com sua presença materna traz o vinho da alegria e da consolação especialmente com os mestres sala e servidores nos ensina a trabalhar no desapego, na gratuidade e vem nos mostrar como nas águas do Paraíba que o resultado da pesca e da superação desta pandemia vai depender da confiança em Deus e a intercessão de Nossa Senhora, mas certamente o empenho amoroso de colaborar e estar com as redes preparadas da misericórdia, de uma igreja em saída e em favor dos mais pobres e contamos com essa presença que vem nos animar, acalentar, mas vem nos impulsionar que diante dessa crise sanitária saiamos melhores, santificados e decididos a gerar uma sociedade saudável, sustentável e inclusiva — disse Dom Roberto Francisco.
A lei municipal foi aprovada no Legislativo com projeto do vereador Aluizio Siqueira e sancionada pela prefeita Carla Machado no ano passado. A cidade é a ultima banhada pelo rio Paraíba do Sul, onde a imagem da santa foi encontrada em São Paulo, e a foz no Pontal de Atafona.
— Para a comunidade católica de São João da Barra é um orgulho ter nosso município consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nosso pedido é sempre para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus Cristo e proteja o nosso povo — disse a prefeita Carla Machado.
A cerimônia de consagração será aberta com a entrega da imagem na sede da Prefeitura e Dom Roberto Francisco dará a benção aos quatro cantos do município. Em seguida, uma carreata irá até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, para a celebração de uma missa que será cocelebrada pelo bispo da
Administração Apostólica São João Maria Vianey, Dom Fernando Rifan, e contará com a participação dos sacerdotes do município.
— Embora seja forte em São João da Barra a devoção à Nossa Senhora da Penha, recebemos com alegria a consagração do nosso município à Nossa Senhora Aparecida, pois foram nas águas do nosso rio Paraíba do Sul que em 1717 a Virgem Maria dignou-se aparecer aos pescadores. A realização deste ato onde é a Foz do Paraíba, só reforça o compromisso do povo e da Igreja com a preservação da vida e o respeito a nossa casa comum, mas além disso, ultrapassando a nossa visão em relação ao cuidado e ao respeito com a nossa casa comum e com o meio ambiente, respeitando acima de tudo a vida que é dom de Deus, a consagração reaviva em nós a fé, o amor e a devoção a Nossa Senhora que nas bodas de Caná nos pede para fazermos o que Jesus nos disser e Cristo nos pede em seu evangelho que cuidemos uns dos outros. Portanto, com Nossa Senhora Aparecida, escutemos Cristo que nos chama a esse cuidado com a casa e com os irmãos, afinal, somos todos, a grande família de Deus e temos em Nossa Senhora, a mãe de amor e misericórdia que sempre nos aponta a Cristo que é caminho, verdade e vida — declarou Adyvan
Pedra, da Irmandade de Nossa Senhora da Penha.
Fonte: Diocese de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS