Pontes de Campos seguem levando risco à população
Daniela Abreu 26/09/2020 08:58 - Atualizado em 26/09/2020 09:30
Ponte da Lapa também precisa de manutenção
Ponte da Lapa também precisa de manutenção / Rodrigo Silveira
Das cinco pontes que unem Campos, apenas duas delas, a General Dutra e a João Barcelos Martins, estão com a manutenção em dia. Em novembro do ano passado, a Folha da Manhã denunciou o péssimo estado de conservação da ponte Saturnino de Brito, chamada de ponte da Lapa, com a falta de guarda-corpo na cabeceira, tanto no lado central, quanto em Guarus. Há ainda vegetação crescendo entre o concreto e levantando o calçamento da área para pedestres e levando risco também a uma moradia embaixo. A ponte Leonel Brizola também segue com o mesmo problema de desnível na pista de descida, na rua Doutor Hélio Póvoa, próximo ao estacionamento do Parque Alberto Sampaio, além de uma persistente rachadura na base. A ponte Alair Ferreira, segue com seu desenho irregular, sem a continuidade do processo de desapropriação para a conclusão do traçado. A Prefeitura de Campos disse que a crise na economia, agravada pelo enfrentamento à pandemia da Covid-19 impossibilitou novos investimento, mas que enviará uma equipe à ponte Leonel Brizola.
Responsável pela manutenção da ponte General Dutra, a Arteris Fluminense disse que o trecho sob concessão passa por inspeção anual permanente. “No último monitoramento realizado nos meses de setembro e outubro de 2019, a ponte General Dutra não apresentou problemas estruturais”, disse.
Rachadura chama atenção na ponte Leonel Brizola
Rachadura chama atenção na ponte Leonel Brizola / Rodrigo Silveira
Já a Prefeitura de Campos, disse que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana está providenciando medidas emergenciais no guarda-corpo da ponte Saturnino de Brito. Uma equipe da Defesa Civil vistoriou a construção, em área de risco e preservação ambiental e não encontrou ninguém. “A situação está sendo encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e para a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (setor de Arborização).”
Sobre a Ponte Alair Ferreira, a prefeitura disse que algumas desapropriações não foram no período da construção e hoje há um custo elevado tanto para a desapropriação, quanto para execução do alongamento na descida, para diminuir inclinação.
A ponte Doutor João Barcelos Martins não apresenta problemas visíveis. E as denúncias de ausência de guarda-corpo, feitas no ano passado, foram corrigidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS