Memórias de um Administrador Parte X
21/09/2020 15:19 - Atualizado em 21/09/2020 15:19
Por Leandro Bazeth Levone
 
 
Como mencionei na última crônica aqui no BNB, eu era extremamente tímido, brinco que sofria de timidez paralisante. E tinha pânico só de pensar em falar em público.
 
 
Quando ainda criança, me recordo que, quando chegava alguma visita, à minha casa, eu corria para o quarto para não ter que falar com ninguém. Era uma timidez extremamente exacerbada.
 
 
Muitos me perguntam: o que fiz para vencer isso? E a resposta é sempre a mesma: Eu tinha um sonho, e mesmo que parecesse impossível, nunca desisti dele.
 
 
Então com muita determinação, esforço e estudos, sempre com um passo de cada vez, segui em frente superando os obstáculos e derrotando os medos.
 
 
Comecei a vencer essa timidez, quando me vi trabalhandi na oficina elétrica aos 12 anos, como já registrado aqui nessas crônicas. Precisava interagir com os clientes, precisava comprar mercadorias, e o desafio maior: vender.
 
 
O meu segundo grau foi em formação de professores no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, onde precisei estagiar, ministrando aulas para alunos da primeira à quarta série nas escolas do município.
Foi uma experiência muito boa. Falar para crianças me deixava mais confortável e conseguia me sair bem.
 
 
Mas apresentar um trabalho para a minha turma no colégio ainda era extremamente difícil e uma tarefa que por muitas vezes foi frustrante. Eu simplesmente não conseguia.
 
 
Iniciei minha primeira graduação, em Administração, e o problema permanecia, não conseguia apresentar um trabalho, expor uma ideia em público.
 
 
Mas como ser um Administrador sem falar em público?
 
 
Veio mais um desafio, o de assumir a Secretaria de Administração do Município de Natividade-RJ. E como ser um Secretário Municipal sem falar em público?
 
 
Eu já reconhecia o problema desde muito novo, e sempre me encantava ao ver quem sabia se expressar bem.
 
 
Com pouco dinheiro para fazer um curso de oratória que, na época, só se conseguia nas grandes cidades, comecei a comprar DVDs de cursos parecidos. Sempre que dispunha de algum recurso financeiro comprava um DVD de como falar bem em público. Era o que tinha para me preparar.
 
 
E como sempre digo, Deus usa pessoas como anjos na nossa vida para nos ajudar, dessa vez foi o Professor e Administrador Paulo Roberto Falcão, o melhor e mais completo profissional da administração que tive a oportunidade de conhecer e também de aprender muito.
 
 
Na época, Falcão trabalhava na Unig e me convidou para ministrar uma palestra para os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Instituição.
 
 
Enfrentei o pânico de falar em público como palestrante pela primeira vez. Devido ao nervosismo, não fui bem. Mas o professor Falcão viu potencial em mim e pouco tempo depois, me convidou para ser professor no programa de Pós-Graduação da UFRJ, programa no qual ele coordenava aqui em Itaperuna.
 
 
A UFRJ comemorou dias atrás 100 anos de história, destes 100, 50 deles foram com o Falcão.
É um grande professor do curso de Administração da Instituição.
 
 
De pronto aceitei o convite, era o meu sonho de ser professor universitário se realizando. E ainda melhor do que eu jamais poderia imaginar. Ser professor de Pós-Graduação antes de passar pela graduação e da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das melhores e mais conceituadas Instituições de Ensino do Brasil e do Mundo.
 
 
Com muito medo enfrentei o desafio. E o sonho de ser professor universitário que sempre fez parte da minha vida, desde a minha infância trabalhando e sonhando, muitas vezes sujo de graxa naquela pequenina oficina finalmente se concretizava.
E com a ajuda do professor  Falcão, preparei minha primeira aula, desta vez, diferente da palestra, bem mais preparado, mas ainda com um medo imenso, e o resultado, também diferente da palestra, foi muito positivo.
 
 
Ter força de vontade é essencial para nos manter firmes na caminhada. Sabemos que é muito fácil olhar para as situações difíceis com vontade de desistir. Mas é preciso firmeza e determinação para superar os obstáculos e alcançar a vitória tão desejada.
 
 
Não podemos deixar nunca o medo de falhar superar a vontade de conseguir.
 
 
O temor de falar em público, a timidez ainda não estavam superados, pelo contrário, ainda faltava muito, mas já tinha dado um passo gigantesco para vencer essa guerra.
 
 
Porém fica para a próxima crônica aqui no BNB os desdobramentos desta guerra travada contra a timidez e o medo de falar em público.
 
 
Deixo como sempre uma reflexão para vocês:
 
 
"Trabalho, determinação, busca pelos sonhos e nunca desistir diante das dificuldades. Isso sim faz com que o universo conspire a seu favor".
 
 
 
 
Leandro B. Levone (*)
 
 
PROFESSOR Leandro Bazeth Levone é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.
Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com carater visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]