Autor da ação que cassou a prefeita é pré-candidato novamente em Italva
17/09/2020 17:26 - Atualizado em 17/09/2020 22:21
Autor da ação que levou à cassação da ex-prefeita Margareth do Joelson (PP), Léo Pelanca (PSC) está novamente como pré-candidato à disputa pela Prefeitura de Italva. Seu pedido de registro de candidatura já consta, inclusive, no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aguardando julgamento. Candidato em 2016, ele perdeu por 141. O pleito, contudo, foi posteriormente anulado, por irregularidades da chapa vencedora.
Em 2016, três dias antes da última eleição municipal, durante busca e apreensão da Justiça Eleitoral na casa de Margareth, foram descobertas 200 bonecas que, segundo denúncias, seriam distribuídas em troca de voto. Também foram encontrados títulos de eleitor e contas de luz. Isso gerou uma ação de investigação eleitoral movida pelo então candidato Léo Pelanca. Embora a ação tenha sido movida por ele, a denúncia que a originou tomou por base elementos descobertos pela própria fiscalização. O processo de cassação foi confirmado em três instâncias e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a convocar novas eleições este ano no município — que não ocorreram devido à pandemia do coronavírus.

PSC confirmou pré-candidatura de Léo Pelanca no sábado

Durante a convenção do PSC em Italva, no último sábado (12), foi homologada a pré-candidatura de Léo Pelanca a prefeito do município, com Enilson da Silva Ferreira, o Enilson da Eromac (Cidadania), como vice. A coligação “Italva precisa avançar”, os partidos PSC, Cidadania, Patriota, PL e DEM.
Léo agradeceu o apoio da população e firmou compromisso de trabalhar por todos os munícipes italvenses. “Queremos uma Italva digna, respeitada e uma gestão que será transparente com todos, que dê oportunidade ao cidadão de possuir algo melhor. Uma Italva melhor para todos”, disse Léo.
O pré-candidato a prefeito também falou sobre a escolha do seu companheiro de chapa: “Política, como sempre digo, se faz com olho no olho. Se faz ouvindo gente! E sabe o que eu ouvi? Ouvi que o melhor nome para vice-prefeito é Enilson da Eromac. Tenho a sensação de que fiz a escolha certa quando lembro que o Enilson caminhou comigo em 2016, quando penso que estivemos sempre do mesmo lado”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]