SJB supera meta do Ideb no 1º segmento, mas fica longe do ideal no 2º
17/09/2020 12:21 - Atualizado em 17/09/2020 18:31
São João da Barra
São João da Barra
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa terça-feira (15) as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2019. Maior cidade da região, Campos ficou sem nota (aqui) por “falha humana”, como justificou a Prefeitura, uma vez que um funcionário perdeu o prazo de cadastrar as escolas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos pontos analisados no Ideb. Por outro lado, a pequena Miracema, também da região, teve o melhor desempenho (aqui) em todo estado, tanto no primeiro (1º ao 5º Ano) como no segundo (6º ao 9º Ano) segmento do Ensino Fundamental. Já São João da Barra teve um resultado satisfatório, superando a meta, nos anos iniciais (1º segmento), mas ficou longe do ideal nos anos finais (segundo segmento). Os dados ainda apontam que as melhores escolas de SJB estão no 5º distrito. Contudo, a situação do município, nos dois segmentos, não é das melhores ao comparar as notas com os municípios vizinhos — inclusive os de orçamento bem mais baixos.
Na avaliação do 1º segmento do ensino fundamental, São João da Barra alcançou a nota 5,5. A meta estabelecida para o ano de 2019 era de 5,2. Alcançar ou superar a meta nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido uma constante em SJB desde a avaliação de 2011. Contudo, ao se comparar com os dados de outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense, a situação não é tão confortável. Descartando Campos, devido à falha de cadastro, são 21 municípios nas regiões. SJB fica na 12ª posição, empatado com Aperibé.
A Educação sanjoanense teve desempenho menor do que Miracema, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Conceição de Macabu, Italva, Natividade.
Já na avaliação do 2º segmento, SJB tinha como meta estabelecida pelo Inep de 5,1. O resultado, porém, foi de 4,5. A última vez que o município atingiu a meta do Ideb para os anos finais do Ensino Fundamental foi na avaliação de 2011. No cenário regional, mais uma vez descartando Campos pela “falha humana”, SJB aparece na 12ª posição entre 21 municípios, atrás de Miracema, Natividade, Porciúncula, Itaperuna, Itaocara, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Apribé, Macaé e São Francisco de Itabapoana.
O blog solicitou, desde as 12h21 dessa quarta-feira (16), um posicionamento da Prefeitura em relação ao desempenho no Ideb. A nota chegou às 17h11 desta quinta-feira (17). Confira a íntegra:
As notas do Ideb mostram o avanço na Educação do município, pois foram as maiores até aqui alcançadas, tanto no primeiro quanto no segundo segmento. Isso passa pela reestruturação física e pedagógica de todo o setor de ensino. Em relação especificamente ao segundo segmento, a ascensão é real mesmo não alcançando o índice, mas se aproximando dele. Em um comparativo com o ano de 2013, quando a nota foi de 3.9, a pior da história do município, o crescimento foi de 0.6. O trabalho desenvolvido, com a melhor qualidade mesmo com o aumento da rede municipal, traz a expectativa de que a meta seja alcançada nas avaliações futuras também no segundo segmento”.

Melhores escolas de SJB estão no 5º distrito

Uma análise detalhada dos dados do Ideb apontam que as melhores escolas estão no 5º distrito sanjoanense. A Escola Municipal Manoel de Souza Gomes ficou em primeiro lugar entre as notas do 1º segmento do Ensino Fundamental, com nota 7,3, bem acima da meta da unidade, de 5,2. A escola está localizada na Estrada da Coruja.
Confira abaixo o histórico das notas das escolas da rede municipal. O destaque em verde é quando a meta do Ideb estimado para unidade é alcançada. Em alguns casos é possível observar notas mais altas do que a média municipal, mas não estão em verde já que estão abaixo da meta estabelecida para a escola. A Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa não foi avaliada por número não ter participado do Saeb ou não ter atendido os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. 
Já no 2º segmento, o melhor desempenho foi da Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes da Silva Neto, localizada em Pipeiras, com a nota 5,6. Abaixo as notas de todas as escolas do segundo segmento. Em verde, as escolas que atingiram as metas estipuladas para a unidade, independentemente da média municipal — tanto de meta, como a alcançada. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]