Bares fechados e aglomeração dispersada em Barra do Itabapoana
03/08/2020 17:23 - Atualizado em 03/08/2020 17:24
Aglomeração em barres de Barra do Itabapoana
Aglomeração em barres de Barra do Itabapoana / Ascom-SFI
Quatro bares foram notificados, três deles fechados, e uma multidão dispersada na noite deste domingo (2), em Barra do Itabapoana, no município de São Francisco de Itabapoana, durante uma ação da equipe de Fiscalização da Covid-19, com o apoio da Polícia Militar.  Os estabelecimentos descumpriram medidas previstas no decreto municipal 239/2020, que estabelece regras temporárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. 
- As principais irregularidades encontradas foram aglomeração de pessoas, desrespeito ao distanciamento mínimo de um metro entre os clientes e permitir acesso ou permanência deles no comércio sem o uso da máscara de proteção facial. Três bares foram imediatamente fechados para dispersar um grupo de aproximadamente 300 pessoas, segundo cálculos estimados pelos nossos agentes - informou o chefe da Fiscalização da Covid-19, o assessor de Gabinete Renato Cunha. 
Segundo o chefe da Fiscalização, os responsáveis pelos estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram notificados e terão uma reunião com a equipe nesta terça-feira (4). "Vamos, mais uma vez, orientar os comerciantes sobre a importância de cumprir o decreto, a fim de garantir as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Sabemos que é um momento difícil que estamos passando, mas é necessário que haja a contribuição de todos para que possamos passar por esta pandemia sem colocar em risco a vida de ninguém”.
Os comerciantes do município assinaram um termo de compromisso garantindo o cumprimento das obrigações previstas no decreto, entre as principais estão: garantir que funcionários permanecerão utilizando as máscaras durante todo o período de trabalho; proibir o ingresso, bem como a permanência, no interior do estabelecimento comercial de pessoas que não estejam utilizando máscaras; respeitar o limite de 50% de ocupação e garantir distância de no mínimo um metro entre um cliente e outro; distanciamento entre as mesas de no mínimo dois metros e higienização cada vez que forem desocupadas.
Outras medidas também previstas: fornecimento de equipamentos de proteção individual aos funcionários; higienização de banheiros a cada 30 minutos; proibição do uso de guardanapos e toalhas de mesa; e máquinas para uso de cartão de crédito e débito deverão ser envolvidas por papel filme plástico, que precisa ser descartado a cada uso.
Denúncias – Os moradores de SFI podem realizar denúncias à Fiscalização da Covid-19 de eventuais irregularidades em relação ao decreto municipal ligando para o telefone (22) 99891-9280.
Fonte: Ascom SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS