Bares e academias reabrem com restrições e movimento moderado
07/08/2020 15:35 - Atualizado em 07/08/2020 17:03
Genilson Pessanha
Proprietários de bares, restaurantes e academias já podem abrir os estabelecimentos a partir desta sexta-feira (7). O decreto foi publicado nessa quinta-feira (6), no Diário Oficial do município, dentro da fase amarela do programa “Campos daqui para frente” e traz também todas as medidas específicas a serem cumpridas pelo estabelecimento e clientes. Apesar do afrouxamento de medidas de isolamento, os casos de Covid-19 continuam crescendo e Campos já soma 3.303 pessoas infectadas e 223 mortes.
Luiz Antônio Correia de Oliveira é proprietário de três estabelecimentos na Pelinca e explicou que, durante os cinco meses de isolamento tomou as medidas necessárias para manter o negócio e conseguir reabrir. Ele colocou alguns funcionários no plano de suspensão oferecido pelo governo federal, deu férias a outros, mas não conseguiu evitar a demissão de alguns. Durante o período, o restaurante, na esquina com a rua Barão da Lagoa Dourada atendeu somente com delivery.
— Nós temos Antônio, Mexicano e Sagritos e fizemos delivery nas três com base na cozinha do Antônio e fomos capengando, com poucos funcionários e reduzindo. O faturamento caiu muito, mas deu para sobreviver. Fomos remanejando e agora estamos voltando — contou o empresário.
Luiz Antônio explicou que desde ontem começou os preparativos para a abertura e está preocupado também com o descaso da população com as medidas. “A população está meio perdida ainda. Aqui dentro eu vou tentar, na rua eu vou tentar segurar o máximo de gente. Não vamos atender as mesas do lado de fora, mas a população é o gado confinado. Estão todos amarrados dentro de casa e doidos para saírem. Hoje abrimos o Mexicano e o Sagritos e vamos ter que fazer o controle. Se não fizermos o controle vamos acabar tendo que fechar de novo”, disse citando o que ocorreu no Rio e em outras cidades do país.
Para o industriário Fernando Cruz, cliente de Luiz Antônio, com respeito às normas é possível seguir a vida. “Eu trabalho embarcado e eu, por trabalhar embarcado, estou exposto a risco constante. Pra mim isso é uma coisa que, a gente tomando os devidos cuidados, pode fazer tudo. Claro que temos que respeitar a situação, porque é grave. É uma doença que a gente não vê e estamos correndo risco o tempo todo. Mas vamos fazer o que? Em casa a gente corre risco também, porque as pessoas podem chegar contaminadas. Então, tem que tomar os devidos cuidados e ter sorte”, disse ele acrescentando que teve um primo contaminado, colegas de trabalho e perdeu colegas de trabalho.
Já liberada, a Estação Saúde, que segundo informações do responsável técnico, rui Bolhões, é a única de Campos que poder ter retorno também de algumas atividades coletivas, preferiu não abrir ao público nesta sexta. O dia foi separado para recadastramento de clientes. As aulas deverão ser marcadas, via Whatsapp para retomada das atividades na segunda. Ele ressaltou que, como o profissional de educação física é agente de saúde, a academia torna-se um local de mais consciência e respeito às normas para evitar o contágio. Além disso, o ambiente do estabelecimento é propício para atividade com menos risco à saúde. “O profissional de educação física é considerado agente de saúde desde 1998, pelo ministério da saúde, ele a cada 24 meses é obrigado a realizar um curso de suporte básico de vida para poder ser utilizado, caso seja necessário. Nós somos considerados agentes de saúde e temos total conhecimento de como é importante essa questão do retorno, seguindo o protocolo. A academia possui 1000m², é totalmente arenada, nossas janelas e portas estarão abertas a todo momento para a renovação do ar”, explicou Rui que acrescentou ainda que já estavam esperando a abertura, anunciada como possibilidade pelo prefeito, na semana passada e que vinha acompanhando a evolução da doença em Campos através dos informes da prefeitura.
Regras - Com o novo decreto, que tem validade até 16 de agosto, também está permitido o funcionamento de academias e clubes, mas todos os estabelecimentos precisarão obedecer a regras, com limitação de clientes e a adoção de medidas de higiene.
Os locais que vendem comida e bebida, como os restaurantes, bares e lanchonetes, poderão funcionar de segunda a quinta, até às 23h, e nas sextas e sábados, até a meia noite. No entanto, esses locais deverão ter 50% da capacidade, com distanciamento das mesas de, no mínimo, dois metros.
Por outro lado, continuam proibidos os serviços de buffet, self service, rodízio, consumo no balcão ou nas calçadas. Também seguem vedadas as aberturas de parques infantis no interior dos estabelecimentos.
Todos os estabelecimentos deverão continuar seguindo um rigoroso protocolo com acesso controlado e medidas de higienização. Entre as restrições das academias, estão:
- Proibição para idosos acima de 60 anos e de portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
- Distância de, no mínimo, dois metros entre os aparelhos, os quais deverão ter individualmente álcool 70% para imediata higienização;
- Quadras esportivas fechadas não poderão ser utilizadas para esportes coletivos que não possam manter o distanciamento mínimo de 2 metros por pessoa;
- Proibição do uso de vestiários para troca de roupas e/ou equipamentos;
- Utilização de bebedouros apenas para reabastecimento de garrafas próprias, vedado o uso de jato inclinado;
- Proibição do uso de piscinas coletivas;
- Também estão vedadas as aulas coletivas em ambiente fechado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS