Witzel inaugura colégios cívico-militares no Noroeste Fluminense
06/08/2020 08:33 - Atualizado em 06/08/2020 08:40
  • Witzel inaugura escola cívico-militar

    Witzel inaugura escola cívico-militar

  • Witzel inaugura escola cívico-militar

    Witzel inaugura escola cívico-militar

  • Witzel inaugura escola cívico-militar

    Witzel inaugura escola cívico-militar

O governador Wilson Witzel inaugurou, nessa quarta-feira (5), mais dois colégios vocacionados ao ensino cívico-militar, desta vez no Noroeste Fluminense. No início da tarde, o governador, acompanhado dos secretários estaduais de Educação, Pedro Fernandes; e de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro; e do prefeito de Miracema, Clóvis Tostes; inaugurou o Colégio Professora Sônia do Amaral Torres, que tem quatro turmas em horário integral, totalizando 120 alunos.
— Em 2019, conseguimos pagar todos os salários do funcionalismo público fluminense. E, ainda, investimos no turismo e na educação. Nosso governo vai devolver ao Rio de Janeiro a dignidade e a esperança das nossas crianças para que tenham um futuro melhor, emprego e, certamente, possam se orgulhar do estado. Nossa meta é entregar cem dessas escolas até o fim do mandato, mas temos informação de que a demanda é muito maior — disse Witzel.
Mais tarde, em Santo Antônio de Pádua, o governador inaugurou o Colégio Subtenente PM Cláudio Hentzy Ferreira, acompanhado do prefeito do município, Josias Quintal.
De acordo com o Governo do Estado, já são 12 escolas em 11 municípios vocacionados ao ensino cívico-militar e o objetivo é chegar a cem escolas até o fim de 2022. Os estudantes terão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de conhecimentos específicos do ensino cívico-militar.
Além de Miracema e Santo Antônio de Pádua, as novas unidades estão situadas na capital, São Gonçalo e Rio Bonito, na Região Metropolitana; Areal, Carmo e Cordeiro, na Região Serrana; Araruama, na Região dos Lagos; Três Rios, na Região Centro-Sul; e Resende, no Sul Fluminense.
— Com a ajuda do governador, tivemos, em 2019, o menor índice de evasão escolar da história do Rio de Janeiro. Praticamente zeramos o déficit de professores, que era de 15 mil profissionais. Além disso, a rede estadual, que no início dessa gestão só tinha 4% das escolas climatizadas, agora já tem 70% — disse Pedro Fernandes, agradecendo também o apoio da Polícia Militar no projeto dos colégios cívico-militares.
Alunos comemoram oportunidade
Maria Clara, de 16 anos, aluna do primeiro ano do Ensino Médio, estava feliz de ter conseguido uma vaga no colégio Professora Sônia do Amaral Torres, em Miracema. “Sonho em ser perita criminal”, disse ela.
Já Ana Lívia, de 11 anos, que cursa o sexto ano do Ensino Fundamental, planeja fazer concurso para a Polícia Federal e até trabalhar no Federal Bureau of Investigation (FBI). “Ela fala muito do desejo de ser policial e agora acredito que está no melhor caminho”, concluiu o pai da estudante, José Roberto Mendes Davi.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS