Museu de Campos e Trianon têm novamente energia cortada
Virna Alencar 04/08/2020 16:59 - Atualizado em 04/08/2020 17:49
Museu Histórico fica na Praça São Salvador
Museu Histórico fica na Praça São Salvador / Supcom
O Museu Histórico de Campos e o Teatro Trianon amanheceram nesta terça-feira (4) com suspensão de energia elétrica por falta de pagamento pela Prefeitura de Campos. O caso foi noticiado no blog Edmundo Siqueira hospedado em Folha1. No último dia 29 de julho, o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho e mais quatro prédios públicos da prefeitura – a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Limpeza Pública, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e Shopping Popular Michel Haddad – também foram afetados. Em nota, o poder público municipal informou que tratativas são feitas com a concessionária Enel e que medidas estão sendo adotadas para que, o quanto antes, ocorra o religamento da energia nos prédios, que, neste momento, estão em funcionamento.
De acordo com a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o “Museu teve, pela segunda vez, corte de energia elétrica. O serviço foi interrompido hoje, às 9h. O Museu, após o último retorno da energia, voltou a ser o único polo presencial para cadastramento da lei Aldir Blanc – que é a lei de auxilio emergencial para agentes culturais e para instituições culturais no município – e o Conselho de Cultura está realizando esse mapeamento junto com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Com o corte de energia mais uma vez, tendo em vista a falta de luz e internet, estou cancelando os agendamentos para esse cadastramento no Museu”, disse.
Em seu blog, Edmundo Siqueira destacou que “sem fornecimento de energia elétrica, o Museu Histórico e o Arquivo Público ficam sem condições de manter seus acervos e seus prédios seguros. O Arquivo, instituição sediada no prédio do Solar do Colégio, em Tocos, também abriga vasto material histórico, de grande importância para os campistas e para a região. A falta de climatização dos ambientes onde estão armazenados esses acervos, ameaça sua integridade”.
De acordo com a Prefeitura de Campos, "a Superintendência de Iluminação Pública já solicitou a Enel, há mais de um ano, a emissão de conta com código de barra individual para pagamento de fatura. Este pedido havia sido negado pela concessionária - que agrupa conta de vários imóveis numa única fatura, fazendo com que o valor da conta fique muito elevado. O município ainda aguarda que este desmembramento total seja feito e toma medidas para que o religamento da luz em prédios em funcionamento, neste momento, seja feito o quanto antes".
A nota informou ainda que "Campos recebeu este mês, o terceiro menor repasse de royalties nos últimos 16 anos. Entre royalties e Participação Especial (PE), Campos já acumula perdas de mais de R$ 150 milhões somente este ano".
Já a Enel Distribuição Rio informou que "realizou cortes em prédios públicos do município de Campos no dia de hoje (04) em função de débitos da administração municipal com a empresa. Entre os edifícios que tiveram o fornecimento de energia interrompido está o Museu Histórico. A Enel reforça que os cortes foram precedidos de notificação, cumprindo a resolução 414 da agência reguladora do setor elétrico (ANEEL), e ocorreram em unidades que não prestam serviços essenciais", disse em nota.
Em maio, os mesmos equipamentos culturais ficaram às escuras, situação que se perdurou por 28 dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS