Canal direto entre Cisp e Bombeiros vai agilizar socorro
04/08/2020 14:31 - Atualizado em 04/08/2020 20:44
Genilson Pessanha
A prefeitura de Campos e o 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) firmaram uma nova parceria, que vai aumentar a mobilidade do Corpo de Bombeiros, no socorro às vítimas de acidentes, na área de cobertura do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O acordo foi firmado na manhã desta terça-feira (04), em encontro entre o prefeito Rafael Diniz e o comandante do 5º GBM, tenente-coronel Charbio Guijarro, durante a inauguração da nova sede da Junta Militar de Campos, nos altos da rodoviária Roberto Silveira.
Antes da inauguração, o tenente-coronel Guijarro acompanhou o prefeito Rafael Diniz e o secretário municipal de Segurança Pública, Darcileu Amaral, em visita às instalações Cisp. O comandante dos Bombeiros aprovou o trabalho e a ideia.
— A possibilidade imediata é acabar com a burocracia. Uma solicitação de socorro que entrasse aqui pelo Cisp era novamente confirmada por nós, na nossa central de recebimento de chamadas ao cidadão e esse compromisso foi de pronto celebrado aqui entre eu e o senhor prefeito, o Darcileu Amaral e o vereador Abu, de que toda chamada de socorro que vier do Cisp, não passará pela burocracia de confirmação de socorro. Isso por si só, já diminui o tempo resposta, torna mais célere ao cidadão campista o nosso atendimento, mesmo que a sua solicitação de socorro tenha entrado via Cisp e não via 193 — explicou o comandante.
O tenente coronel Guijarro disse ainda que pretende ampliar a parceria. “Quando nós tivermos eventualmente uma sobra de efetivo que possa empregar, temos como planejamento sim, trazer o corpo de Bombeiros, para esse espaço da Cisp, para fazer parte desse aparato de Segurança Pública e Defesa Civil, que atende ao munícipe campista. É um estudo que a gente vai fazer”, adiantou.
Para o prefeito essa é mais uma parceria que vem referendar o trabalho do Cisp. “O Cisp é uma das meninas dos nossos olhos. Um espaço que quando a gente encontrou era mínimo, mas que hoje a gente consegue ofertar um espaço com todas as forças de segurança trabalhando conjuntamente, garantindo também Segurança Pública. Conversamos com o coronel hoje. O Bombeiro Militar sempre foi um grande parceiro da prefeitura, sempre foi e o coronel colocou a iniciativa dele mesmo, para facilitar o intercâmbio. Assim como o cidadão tem o direito de buscar o Bombeiro Militar de imediato, a gente vai diminuir a burocracia”, pontuou Rafael.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS