Adiada para outubro, quarta edição da Corrida Rústica de Tiradentes será virtual
Matheus Berriel - Atualizado em 05/08/2020 09:11
Mirlene Silva quer buscar o tetra no feminino
Mirlene Silva quer buscar o tetra no feminino / Foto: Reprodução
Adiada em virtude da pandemia da Covid-19, a quarta edição da Corrida Rústica de Tiradentes, realizada desde 2017 em Campos, acontecerá ainda em 2020, mas com formato diferente. Para que não haja aglomerações, os participantes vão percorrer a distância de seis quilômetros individualmente, em qualquer cidade — na rua ou até mesmo na esteira —, registrando o tempo em aplicativos de celular. Os resultados devem ser enviados de 12 a 18 de outubro ao organizador, Luís Cláudio da Silva Barreto, que montará a classificação final.
— Há aplicativos que marcam o percurso e o tempo, e a pessoa vai enviar para mim. Vou separar os melhores tempos e organizar. As inscrições ainda estão abertas — comentou Luis Cláudio.
Segundo o realizador, cerca de 220 atletas participaram da terceira edição, em abril de 2019, na orla do rio Paraíba do Sul. Para a prova virtual deste ano, 120 competidores já se inscreveram. Novos interessados podem obter mais detalhes com Luis Cláudio pelo telefone (22) 99828-2855.
— Temos que respeitar os decretos. Cada um procura fazer seu treinamento para a prova em lugares mais isolados, muitos treinam no interior, outros em casa mesmo, sem aglomeração. A competição virtual será uma experiência (nova) para quase todos. É uma inovação devido à pandemia — disse Luis Cláudio, citando uma corrida virtual ocorrida na Noruega como inspiração para iniciativas do tipo no Brasil. — Quanto ao desempenho dos atletas, o aplicativo tem um link, e a gente vai saber o tempo real de cada um. É possível saber se correu realmente os seis quilômetros ou não — pontuou.
Treinada por Luis Cláudio, de quem é companheira, a corredora profissional Mirlene da Silva Santos, de Nova Friburgo, é tricampeã da prova feminina. Agora, pretende buscar o tetra no novo formato. “Nunca participei de corrida virtual, mas vai ser um grande prazer. Fiquei parada sete meses devido a uma cirurgia do pé. Estou com grande expectativa para a prova”, disse Mirlene.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS