Cultura no escuro em Campos: Museu e Trianon tem novamente energia cortada. Arquivo continua às escuras
04/08/2020 11:28 - Atualizado em 04/08/2020 11:34
Reprodução
O Museu Histórico de Campos e o Teatro Trianon amanheceram hoje (04) com suspensão de energia elétrica por falta de pagamento pela Prefeitura de Campos. Em maio, os mesmos equipamentos culturais ficaram às escuras, situação que se perdurou por 28 dias. Desta vez, o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho também foi afetado. O Arquivo e mais quatro unidades da Prefeitura - Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Limpeza Pública, Codemca e Shopping Popular Michel Haddad - tiveram cortes no último dia 29.
De acordo com a Prefeitura de Campos, "a Superintendência de Iluminação Pública já solicitou a Enel, há mais de um ano, a emissão de conta com código de barra individual para pagamento de fatura. Este pedido havia sido negado pela concessionária - que agrupa conta de vários imóveis numa única fatura, fazendo com que o valor da conta fique muito elevado. O município ainda aguarda que este desmembramento total seja feito e toma medidas para que o religamento da luz em prédios em funcionamento, neste momento, seja feito o quanto antes".
A nota informou ainda que "Campos recebeu este mês, o terceiro menor repasse de royalties nos últimos 16 anos. Entre royalties e Participação Especial (PE), Campos já acumula perdas de mais de R$ 150 milhões somente este ano".
Sem fornecimento de energia elétrica, o Museu Histórico e o Arquivo Público ficam sem condições de manter seus acervos e seus prédios seguros. Com o risco de ser apagada a história do município, a cultura e o patrimônio histórico de Campos ficam novamente ameaçados. O Museu, que possui acervo reconhecido e indicado pelo Instituto dos Museus Brasileiros, tem a guarda de importantes elementos da história regional.
O Arquivo, instituição sediada no prédio do Solar do Colégio, em Tocos, também abriga vasto material histórico, de grande importância para os campistas e para a região. A falta de climatização dos ambientes onde estão armazenados esses acervos, ameaça sua integridade.
A grave situação financeira do município é de domínio público, evidenciada por atrasos de pagamentos de pessoal contratado, dentre outros fatos. Energia elétrica e outros serviços básicos para as instituições públicas podem vir a comprometer definitivamente serviços e bens de elevado valor à população, como vem sendo recorrente em Campos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]