Firjan Norte Fluminense Tem Novo Presidente
- Atualizado em 27/08/2020 13:21
O empresário do ramo da construção civil e engenheiro, Francisco Roberto de Siqueira, é o novo presidente do Conselho da Representação Regional Norte Fluminense da Firjan. Luiz Carlos Damião, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, é o vice-presidente.
  
Francisco Roberto também é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Campos, cargo que exerce pelo terceiro mandato. Já esteve à frente da Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) e na presidência da Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (ANFEA). É formado em engenharia civil pela Escola Fluminense de Engenharia (UFF).
 

Francisco Roberto encara o novo cargo como um grande desafio, mas também como uma grande oportunidade de representar o empresariado da região.
 
 
 
“Sabemos que serão tempos difíceis. Vivemos uma crise econômica profunda e precisamos estar unidos em prol do bem comum, que é a melhoria do ambiente de negócios da nossa região”.
 
 
 
Apesar dos problemas econômicos causados pela pandemia, o novo presidente acredita no potencial do Norte Fluminense.
 
 
 
“O Norte do RJ tem no novo mercado de gás, uma grande oportunidade de crescimento econômico. Com a dinamização do setor, podemos atrair até R$ 20 bilhões em investimentos. Precisamos investir neste novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou.
 
 
A Firjan atua em todo o estado por meio de suas representações regionais. Os Conselhos Empresariais de cada região tratam de temas estratégicos e estruturantes, transversais aos setores industriais. O objetivo das Representações Regionais é facilitar a interlocução, estando mais próximas do empresariado local.
 
 
 
A Firjan também vem trabalhando na sugestão de medidas para a retomada do crescimento do estado do Rio. O programa da Federação, elaborado pelo setor industrial, contempla ações relacionadas à infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, acesso ao crédito, competitividade regulatória e tributária e já foi apresentado à Alerj.
 
 
 
Entre as medidas propostas está a criação de um “Plano Estadual de Concessões e PPPs” pelo poder executivo estadual. Estudo da Firjan já identificou 142 oportunidades para concessões e PPPs (parcerias público-privadas) no estado, o que representa um potencial de R$ 54,8 bilhões em investimentos.
 
 
 
Outra sugestão do programa é a concessão dos incentivos fiscais existentes nos outros estados da região Sudeste, conforme permitido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). De acordo com a Firjan, a adoção da mesma política de competitividade tributária de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo fará com que a economia fluminense avance.
 
 
 
 
Assessoria de Imprensa e Conteúdo
 
Norte e Noroeste Fluminense
 
+55 (22) 99870-0358/ (22) 99938-9935
 
www.firjan.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]