Memórias de um Administrador Parte VIII
- Atualizado em 26/08/2020 16:49
COLUNA MUNDO EMPRESARIAL
Por Leandro Bazeth Levone
 
 
A Depressão e a Superação 
 
 
Após a última crônica ter sido publicada, recebi incontáveis mensagens de pessoas que ficaram chocadas quando comentei que passei por uma grave depressão.
 
Algumas dessas mensagens questionaram-me como um evangélico poderia ter depressão.
 
Outras, como uma pessoa que saiu de onde saí e ocupou cargos importantes poderia depois de tudo que havia conquistado, ter depressão.
 
E ainda, como poderia uma pessoa com tanto estudo ter depressão.
 
Percebi então, que existe muito preconceito e muito desconhecimento em relação à depressão.
 
A nossa cabeça esconde grandes mistérios e a
depressão é um deles.
 
Pouquíssimas pessoas souberam o que eu tive, somente agora ao ler meus textos aqui no BNB.
A depressão ficava tão dentro da minha cabeça e eu me sentia tão mal pelos pensamentos que eu tinha, que fingia não ser  comigo.
ERA UMA LUTA INTERNA DIÁRIA, SOMADA À LUTA ETERNA DE PRODUZIR, PERFORMAR, CRESCER, SER BOM FILHO, BOM PAI E MARIDO.
 
Só entendi que era depressão depois que cheguei no fundo do poço.
 
Minha família tem depressão há algumas gerações, o que mostra que existe um viés genético. Médicos poderão falar mais sobre isso e as descobertas mais recentes também.
 
Como lidar com a depressão? Como ajudar uma pessoa deprimida?
Arquivo Famíliar
 
Precisamos orar por ela e com ela. Depois, precisamos cientificar-nos se essa pessoa está recebendo o tratamento médico adequado para a doença.
 
Em resumo, tratar a depressão com remédio, terapia e fé.
 
Hoje a depressão atinge aproximadamente 121 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os sintomas, caso não sejam tratados, podem levar ao suicídio.
 
Sempre com o apoio incondicional da minha esposa, venci mais uma grande batalha em minha vida.
 
Ela me fez compreender como eu não poderia lidar com a depressão sozinho.
 
Foi quando procurei uma psiquiatra. Nesse momento eu recebi o diagnóstico da depressão.
Eu já sabia dentro de mim e minha esposa também. Mas quando um profissional  fala, é diferente. Foi um sentimento horrível, porém eu precisava saber para curar-me.
 
O tratamento não foi fácil, estava passando por uma crise financeira terrível como já comentei em outra crônica aqui no blog. E por várias vezes fui obrigado a desmarcar consultas, pois não tinha o dinheiro para pagar.
 
Arrumava alguma desculpa para não preocupar ainda mais a minha esposa, que era quem agendava os dias de terapia para mim, sem nunca dizer que eu não tinha era dinheiro para ir.
 
Mas com a ajuda de Deus, da minha esposa e do tratamento, consegui vencer.
 
Muitas vezes Deus permite a tristeza vencer para a alegria nascer.
Diante de todos os momentos difíceis da vida, para vencer é preciso ter fé.
Muito do que precisamos fazer é transformar nossos "medos" em Poder, e seguir em frente.
 
A Educação, mais uma vez, fez parte desse processo para vencer a depressão.
 
Eu queria entender aquilo que estava acontecendo comigo, foi quando decidi iniciar uma jornada de estudos sobre a mente humana e fiz meu primeiro treinamento de PNL - Programação Neurolinguística, voltei a estudar e a me qualificar ainda mais como Coach.
 
Esses treinamentos, essas qualificações, o quanto isso impactou positivamente na minha vida e de muitas outras pessoas, conto na próxima crônica aqui no Blog Nino Bellieny.
 
 
Deixo como sempre, uma reflexão:
 
"VENÇA:
 
As pessoas que vencem são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam".
 
 
Leandro B. Levone (*)
 
PROFESSOR Leandro Bazeth Levone é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.
 
Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com caráter visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]