MALVASIA DI CÂNDIA, da Grécia para o mundo
- Atualizado em 18/08/2020 08:07
COLUNA DE VINHOS JOÃO RODRIGUES
A quantidade de variedades de uvas Vitis vinifera brancas e tintas é estimada em torno 6.000, destas encontramos uvas de cultivo raro ou quase em extinção, outras são cultivadas somente em algumas regiões especificas, sendo que apenas uma pequena quantidade teve uma disseminação mundial em torno de 60 castas.
 
 
 
A nossa uva branca de hoje é de origem Grega e se chama Malvasia di Cândia, o sobrenome Cândia faz alusão a uma cidade grega de nome El Khandak para os árabes e Cândia, Chandax para os latinos, capital da ilha de Creta de Heraclião.
 
Alguns especialistas classificam a Malvasia di Cândia como uma das muitas sub-variedades da casta Malvasia, também de origem grega, enquanto outros a reivindicam como uma casta totalmente separada.
 
Encontra-se bem difundida em diversas áreas do mediterrâneo, sendo sua melhor adaptação a climas secos e solos bem drenados, localizados em terrenos inclinados, de forma que favoreçam o escoamento da água, uma vez que em climas úmidos é suscetível ao desenvolvimento de doenças fúngicas como o oídio e a podridão.
 
Ela também é plantada em diferentes países como Itália, Portugal, Espanha, Croácia, Estados Unidos, Austrália e Brasil.
 
Os vinhos da Malvasia Di Candia geralmente apresentam uma cor amarelo palha muito limpo e nítido, e seus aromas apresentam frutas brancas maduras (peras, damascos e pêssegos), flores, notas de mel e especiarias. Na boca apresenta um leve adocicado, acidez média e as frutas também se destacam. Quando envelhecidos, tendem a expressar sabores e aromas de nozes.
 
Harmonizam com aves, peixes de carne branca, frutos do mar, patês, sobremesas e frutas. Devemos ter cuidado com a temperatura de serviço, o vinho da Malvasia di Cândia se apresenta melhor em temperaturas entre 8º e 10º C.
 
 
 
A Vinícola
 
Localizada na cidade de Flores da Cunha – IP Altos Montes na região da Serra Gaúcha a Vinícola Terrasul tem a sua sede instalada no histórico prédio que já abrigou a empresa Neo Costamilan e depois foi sede da Companhia Vinícola Rio-Grandense, o prédio foi adquirido em 1996 pelos proprietários da Terrasul, os sócios Paulo Roberto Tonet e Volmar José Salvador. Preocupados com os aspectos históricos a nova configuração do espaço buscou preservar as características originais e permitir a instalação da tecnologia necessária para a elaboração dos vinhos.
 
 
 
Já os vinhedos são cultivados em na cidade de Pinheiro Machado, localizada na região da Serra do Sudeste, onde a 20 anos a vinícola cultiva em seus 60 hectares as suas castas provenientes de mudas italianas e portuguesas que são a base para a elaboração de seus vinhos e espumantes.
 
 
 
 
O atendimento na sede da vinícola é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Visitas aos sábados, domingos e feriados devem ser agendadas pelo telefone (54) 3297.5051.
 
Fotos e informações obtidas no site da vinícola Terrasul: http://www.vinhosterrasul.com.br
 
O Vinho
 
Malvasia De Cândia, safra 2017.
 
O Terrasul Malvasia de Cândia é 100% elaborado com uvas de vinhedos próprios, situados na região da Serra do Sudeste, mais especificamente no município de Pinheiro Machado – RS.
 
No visual: coloração amarelo palha com halos dourados, límpido e brilhante;
 
Aromas: se apresentou com média intensidade, frutas brancas maduras, especiarias, capim limão e cidreira.
 
Na boca: ataque doce característico da casta, equilíbrio entre acidez e álcool, final de média persistência com retrogosto agradável;
 
Teor Alcoólico: 11,5%;
 
Harmonização: Pode ser acompanhado por saladas, risotos leves, carnes brancas pouco condimentadas, frutos do mar e queijos leves.
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]