Conheça a Casa Olivo
- Atualizado em 09/08/2020 23:03
COLUNA DE VINHOS JOÃO RICARDO RODRIGUES
Hoje vamos conhecer uma vinícola boutique de pequena produção e que tem os seus vinhedos em uma região que vem demonstrando um alto potencial para a vitivinicultura bem como para o enoturismo e a nossa uva é uma francesa que ganhou espaço na Itália e agora está conquistando o Brasil.
 
 
 
 
 
 
Vamos lá, carpem diem!!
 
 
A Vinícola
 
 
A Casa Olivo é uma vinícola boutique que está localizada na estrada Estrada Velha da cidade de Antônio Prado – Serra Gaúcha, e que ostenta o título de “A mais italiana do Brasil”.
 
 
Os seus vinhedos estão localizados a 1033 metros de altitude na cidade de Monte Alegre do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, que tem apresentado excelentes condições para a vitivinicultura. Com uma boa amplitude térmica, que raramente passa de 29 graus, proporcionando uma insolação do nascer ao pôr do sol, os vinhedos estão cultivados em terreno posicionados para o norte e com leve inclinação, os ventos são persistentes, as noites são frias com temperaturas que frequentemente baixam do 0º grau e o solo é super equilibrado.
 
 
A vinícola ainda não possui cantina, terceirizando a vinificação na cidade de Flores da Cunha, a qual é cuidadosamente acompanhada pelo Enólogo Jamur Mascarello.
 
 
A produção da vinícola soma 18 mil quilos de uvas viníferas distribuídas em 5 variedades (Pinot Grigio, Viognier, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc). Isto resultam no total de 15 mil garrafas de vinho fino.
 
 
 
PH Rodrigues
 
 
Para receber os enoturistas a Casa Olivo possui em Antônio Prado um aconchegante Bistrô que está localizado no centro histórico, em uma charmosa casa com mais de 120 anos e tombada pelo Iphan, no momento o bistrô funciona nas sextas e sábados à noite. Lá podem ser degustados todos os vinhos da Casa Olivo e apreciar pratos da culinária local, entre outros.
 
 
 
 
 
 
A Uva
 
 
A Pinot Gris (em francês) ou Pinot Grigio (em italiano) é uma casta de uva branca que tem a sua origem na região da Borgonha na França, porém ela ganhou fama na Alsácia e na Itália que a tornou conhecida mundialmente.
 
 
 
 
 
 
A Pinot Grigio é um cruzamento genético natural entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc e o Gris ou Grigio, (cinza, respectivamente em francês e italiano) no nome se refere a coloração, por vez, cinza da sua casca. A Pinot Grigio é uma das uvas com casca mais escura, que produz vinhos brancos.
 
 
 
 
 
 
Outros nomes dessa variedade são: Tokay-Pinot Gris, Pinot Beurot, Auvernat Gris, Ruländer, Grauburgunder, Szürkebarát e Malvoisie.
 
 
 
 
 
 
Podemos encontrar vinhos com estilos bem diferentes, dos mais leves aos mais encorpados, dos mais frutados aos que amadurecem em madeira, dos mais secos aos doces.
 
 
 
 
 
 
O terroir tem uma grande influência nas características dos vinhos elaborados a partir da Pinot Grigio, em regiões frias os vinhos tendem a ser aromáticos, frutados (pêssego, limão, tangerina, pera e maçã verde), florais e algumas especiarias (orégano e erva-cidreira) na boca apresentam acidez viva e marcante, um corpo leve e elegante.
 
 
Os vinhos de regiões quentes apresentam uma cor amarela intensa, são menos aromáticos, acidez menos marcante, frutas brancas maduras, com um caráter mineral, encorpados e com teor alcoólico alto.
 
 
 
 
 
 
Na França, esses vinhos costumam ser mais encorpados, amarelados e com uma presença picante. Já na Itália, os exemplares são mais refrescantes, versáteis e fáceis de beber.
 
 
 
 
 
 
Essa casta também é muito encontrada na Itália, França, Alemanha, Argentina, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul, Áustria e Brasil.
 
 
 
 
 
 
Os vinhos de Pinot Grigio são conhecidos por serem muito versáteis harmonizando bem com queijos de media maturação, risoto cremoso, camarão grelhado, frutos do mar, aves e peixes
 
 
 
 
 
 
O Vinho
 
 
 
 
 
 
Vinho 1033 Pinot Grigio, safra 2019.
 
 
 
 
 
 
Um pouco de história.
 
 
O nome do vinho é o número 1033, pois é esta a altitude onde são cultivadas as uvas que dão origem ao vinho. Também é de se destacar que o rótulo foi escolhido em votação pelos moradores da localidade de Antônio Prado em feiras e eventos.
 
 
No visual: amarelo palha, brilhante e límpido
 
 
Na boca: leve agradável e refrescante;
 
 
No nariz: aromas de frutas brancas como melão, pera, pêssego e um toque de minerais.
 
 
Na boca: cítrico, corpo leve, notas de frutas brancas e mineralidade, boa acidez que traz refrescância ao final médio e agradável.
 
 
 
 
 
 
PH Rodrigues
 
 
Gostei muito, vinho agradável de beber, combinou super bem com o camarão grelhado, só faltou uma praia para complementar o dia!!!!
 
 
Teor alcoólico: 12,4 %;
 
 
Sem passagem por barrica;
 
 
Temperatura de serviço: entre 8 e 10 graus.
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]