Relacionar(se) É Preciso
05/08/2020 14:15 - Atualizado em 05/08/2020 14:26
BNB EXCLUSIVO
ARTIGO DE CARLA CÔRE MAETTE
 
 
Muitos acreditam que o relacionamento se limita aos casamentos, principalmente entre homens e mulheres. Realmente há relacionamento entre eles, inclusive, pode ser tratado unicamente desta forma. Entretanto, ele também envolve a boa convivência com o próximo.
Ou seja, o termo em si é abrangente, podendo ser entre pais e filhos, tios e sobrinhos, primos, vizinhos, amigos etc. Se há um coleguismo, por que não haveria de ter um relacionamento?
 
 
O relacionamento parte da premissa da boa convivência, do companheirismo, do respeito, da camaradagem. Mas quando faltam estes adjetivos estamos lidando também com a falta de relacionamento ou com um relacionamento ruim?
Está pergunta pode ser confusa, pois, se há falta de respeito dentro de um relacionamento, ele poderá ser anulado.
Decerto, quando ocorre uma crise no relacionamento, pode ser que ele nem exista mais (alguns recorrem à terapias com objetivo de resgate.) O problema é que o abuso pode mantê-lo.
 
 
Desta maneira, não estamos mais lidando com um relacionamento propriamente dito, mas com uma nova forma de se manter uma pessoa próxima a nós, condizendo com um Relacionamento Abusivo.
Não podemos anular este tipo relacionamento, mas podemos compreendê-lo da seguinte forma: abuso de poder, desigualdade, vícios, teimosias, extrapolação e desrespeito. Em outras palavras, o relacionamento abusivo está em contrapartida com os citados acima sobre o termo relacionamento. E acreditar que ele se limita somente aos casais, pode ser um ponto cego e assim, impede que as pessoas revejam suas próprias convivências.
Embora os casais estejam no auge do tema, os amigos também merecem atenção! Não se trata de agressões físicas. Elas ocorrem de forma psicológica, através de palavras e atitudes. Um grande exemplo é a manipulação. O submisso não consegue enxergá-la, pois a ela está entregue há tempos.
A amizade abusiva ocorre de forma singela, do contrário, não a teríamos. Mesmo que haja pessoas conscientes de que estão num relacionamento abusivo, ainda o mantém, esperançosas numa mudança. “Isto vai mudar” ou “Vai dar tudo certo” ou “Eu acredito nele (a)” ou “A gente se entende”. Afirmações mentirosas que acabam se tornando verídicas para submisso.
 
 
É fato que numa amizade abusiva, há um lado que se sente superior ao outro. Relações de poder fazem parte da condição humano, mas o abuso de poder não pode ser tolerado.
 
 
O amigo abusador nunca erra, sua opinião é valiosa e as críticas sempre serão consideradas por ele como “construtivas”. Tudo que você fizer, ele observará criteriosamente para apontar um erro. Qualquer conquista jamais será reconhecida.
Caso seja, ela virá com um “mas”. Os planos futuros quando são contados, serão roubados com a sua alegria, pois não apoiará nenhum deles. E se você ficar alegre perto dele, com certeza, vai incomodá-lo, mesmo sem  transparecer.
Somente ele pode ter este direito! Somente ele pode ficar feliz. Na verdade, o abusador tem uma autoestima tão baixa, que precisa usar uma máscara e se camuflar como superior.
Assim, tudo deverá ser feito da forma que ele “pedir”, pois na verdade, ele nunca pede, apenas manipula.
Nem precisa ser arrogante, uma voz macia e calma persuade mais e você vai dizer : “ele está certo”.
 
 
Sem perceber você faz o que foi pedido. E assim não pararão, especialmente se você tiver uma boa condição financeira. Quem nunca quis ajudar à um amigo emprestando-lhe dinheiro? A falta de noção do abusador é tão grande que ele não percebe que você tem contas para pagar e que o dinheiro é ganho pelo suor do seu trabalho. Ele quer viver de sombra e água fresca nas suas costas. Os de fora poderão alertar, mas você está cego demais para aceitar.
 
 
Por isto é importante manter-se pensante, para não correr o risco de ser manipulado. Os conselhos obtidos nem sempre devem ser colocados em prática. É necessário levantar uma reflexão. Pensar por si próprio é um ato de independência! Se você não se relaciona consigo mesmo, como poderá manter um relacionamento com o seu próximo? A falta de personalidade própria nos deixa vulneráveis à manipulação.
 
 
Relacionar-se é preciso para que você se proteja! Se o coração dos outros é terra que ninguém pisa, amizades sinceras estão cada vez mais raras.
Talvez você acredite que vivenciava uma, mas agora percebe que os detalhes no relacionamento, estão fazendo uma diferença negativa e bastante dolorosa.
Mas a sensação de liberdade é tão recomendada que, você, deveria experimentá-la.
 
 
Contudo não se feche para o mundo por causa de uma decepção. Somos seres humanos e consequentemente imperfeitos. Lidar com tudo isto lhe fará amadurecer.
 
 
Antes de ter um relacionamento, especialmente de amizade, vale a pena se relacionar primeiro. Vale a pena saber quem você realmente é!
Há técnicas de autoconhecimento e tenha em mente sempre que, é um trabalho constante, que levará a sua vida inteira, porém, o primeiro passo para se conhecer, pode lhe impedir de sofrer com relacionamentos abusivos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]