Grupo da Saudade de Cardoso Moreira É Sucesso no Facebook
04/08/2020 14:03 - Atualizado em 04/08/2020 23:15
BNB EXCLUSIVO
A cardosense da gema Eugênia Maria morou por 23 anos em outro município, mas as raízes do coração permaneceram em Cardoso Moreira-RJ.
No recente dia 12 de julho, criou um grupo no Facebook, a ainda mais popular rede social do planeta e de repente, a página chamada Relembrando o Passado de Cardoso Moreira, tomou conta do imaginário de todos os participantes, muitos já morando também em outras cidades, estados e países, como o jornalista Jamil Moreira Castro radicado há muitos anos em Salvador-BA.
Eugênia usa as fotos e textos publicados para mostrar às crianças as quais ensina no#espacoaprendercm, enriquecendo-as cultural e historicamente, mas são principalmente os adultos que, viajam pelo tempo, à cada foto, como o pai de Eugênia, Luiz Gastão, um dos maiores entusiastas do grupo, até o momento na casa dos 886 membros.
Nas conversas presenciais, o assunto tem sido forte e nas comunicações internas e postagens, a saudade tem sido a maior motivação para o crescimento do coletivo na rede social.
Basta ter uma foto de paisagens, pessoas, situações, animais de estimação, obras, prédios, casas, santinho político, times de futebol ou paisagens, ingressar no grupo e publicar, quase sempre contando os nomes, locais e as datas de cada imagem.
Eugênia Maria está feliz pelas recordações surgidas aos montes todos os dias, desde gente que morava no interior às que viviam na área urbana, com saudosos anônimos para alguns e mais conhecidos para outros, dentro da perspectiva pessoal de cada olhar.
Outro jornalista local, Dirceu Tito, escreveu: "A criação dessa página, na minha opinião, foi a melhor coisa que aconteceu por aqui nessa Rede Social, onde há tempos , só tem pontos negativos, em seus conteúdos repletos de entendedores de tudo e que amam uma Fake News."
Assim, a história cardosense vai sendo recontada, (ou finalmente bem contada), sob um prisma em que não há elitismo, ricos e pobres, ocupam todos o mesmo espaço, como em uma praia virtual.
A Casa de Cultura do município sempre reuniu o máximo de informações da cidade e está disponível para pesquisadores e saudosistas, mas a página vai aonde o sedento de recordações está e o surpreende sem bater na porta, entrando e dominando a memória.
Vida longa para a página REPACAMO. Vá direto à página clicando AQUI 
Trem da RFFSA passando por dentro da cidade, formada ao redor da linha
Trem da RFFSA passando por dentro da cidade, formada ao redor da linha / Arquivos Familiares
Salvador Ludolf Maiolino, na Rua das Palmeiras.
Salvador Ludolf Maiolino, na Rua das Palmeiras. / Arquivos Familiares
Enchente de 1960
Enchente de 1960 / Arquivos Familiares
Banda Musical
Banda Musical / Arquivos Familiares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]