Vinho Branco, A Cara do Brasil
03/08/2020 16:16 - Atualizado em 03/08/2020 16:18
COLUNA DE VINHOS
JOÃO RICARDO RODRIGUES
O vinho branco é a cara do Brasil, um país de clima tropical com um litoral recheado de praias belíssimas, que harmoniza perfeitamente com a jovialidade, refrescância e alegria dos aromas do vinho branco. 
 
 
E melhor ainda, temos excelentes vinhos brancos brasileiros!!!!!
Ao escrever essa série sobre as uvas brancas nos terroirs brasileiros, tenho tido a excelente experiencia de apreciar e me encantar com os nossos vinhos. E nesses tempos de desafios e superações pelo qual passamos, nada melhor do que valorizarmos o que é nosso, assim ajudaremos diversas famílias que tiram o seu sustento da vitivinicultura e do comercio do vinho e ainda podemos conhecer melhor esses maravilhosos vinhos brasileiros.
 
 
A uva
A Sémillon (pronuncia-se semión) é uma uva branca de origem francesa, da famosa região de Bordeaux, no sudoeste da França, mais especificamente na Sub-região de Graves onde está localizada a appellation d'origine contrôlée de Sauternes (AOC), é nessa área que a Sémillon demonstra sua maior expressão, com os vinhos afetados pela Botrytis cinérea que favorecida pelas manhãs com névoas seguidas de tardes ensolaradas incentivam ainda mais a podridão nobre, dando origem a vinhos saborosos e com excelente capacidade de guarda, e é lá que encontramos o Château d'Yquem, considerado por muitos o melhor Sauternes, sendo o único classificado como Grand Premier Cru.
Outros nomes da uva Sémillon: Chevrier (França), Colombier (França), Daune ou Dausne (França), Greengrape (África do Sul), Hunter River Riesling (Austrália), Malaga (França), Mancès (França), Mancés Blanc (França), Saint Emilion (Romenia).
 
 
É uma uva de fácil cultivo, com grande rendimento e amadurecimento tardio.
 
 
Nos climas quentes os vinhos apresentam um teor alcoólico entre 12 e 14%, com aromas e sabores de frutas maduras como manga, pêssego e mamão, acidez baixa para moderada e alguns enólogos optam pelo amadurecimento em barricas para adicionar maior complexidade e estrutura aos vinhos.
 
 
Nos climas frios, encontraremos vinhos com mais acidez, aromas e sabores de frutas cítricas, mais jovens e leves, e com um teor alcoólico entre 10 e 12%.
 
 
Devido a falta de acidez necessária para equilibrar seu peso a Sémillon é misturada, com a uva Sauvignon Blanc, praticamente todos os vinhos brancos de Bordeaux são feitos a partir de corte de Sémillon com Sauvignon blanc. A casta Muscadelle também é utilizada a fim de acentuar o sabor frutado da Sémillon principalmente nos vinhos brancos de Bordeaux. Sua característica varia de acordo com a região que é cultivada: aromas cítricos e adocicado em Bordeaux e amanteigado e com grande potencial de envelhecimento na Austrália.
 
 
A Sémillon se espalhou pelo mundo, sendo cultivada na Austrália onde conseguiu grande expressão (amanteigado e com grande potencial de envelhecimento), Chile, África do Sul, EUA e Argentina, possuem bons exemplares. No Brasil são raros os vinhedos da Sémillon, sendo encontrados alguns na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense.
 
 
Os vinhos elaborados com a uva Sémillon harmonizam bem com carnes brancas, como frango, peru e carne de porco, além de peixes como bacalhau e truta.
 
 
 
 
 
 
O Vinho
 
 
Um pouco de história
 
 
Pínio Pizzato, patriarca da Família, por influência de seu pai, Giovanni Pizzato, sempre foi entusiasta das uvas vitis vinifera (uvas finas, no Brasil), mesmo numa região vitícola dominada quantitativamente e economicamente por híbridas e vitis labrusca.
 
 
Ainda nos anos 60, quando se estabeleceu em Santa Lúcia – parte do que é hoje o Vale dos Vinhedos como Indicação Geográfica – passou a cultivar apenas vitis vinifera, com foco nas uvas italianas (barberas, trebbiano, malvasias etc).
 
 
Nos anos 70, com a chegada de várias multinacionais à Serra Gaúcha, e pelo fato de já ser um produtor de excelência para uvas finas, foi provocado por técnicos vitícolas de tais empresas para se tornar produtor de uvas francesas.
 
 
Começa assim plantios de uvas francesas, com domínio para a Merlot, Cabernet Franc e Sémillon, sem deixar de cultivar algumas italianas.
 
 
A partir de lembrança clara de que, para determinadas parcelas, o Sémillon apresentava uvas com belos resultados de maturação e sanidade, e considerando que em plantio em espaldeiras (em contraste ao uso de latadas/pérgola da fase dos anos 70) os resultados poderiam ter ainda mais consistência, em 2012 foi implantado vinhedo de Sémillon que vem produzindo consistentemente desde 2015. Os primeiros lotes foram experimentais e não foram lançados, sendo que o primeiro lote comercializado foi o de 2017 com a elaboração de 1100 garrafas.
 
 
 
 
 
 
Vinícola Pizzato, Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos.
 
 
PP Pizzato Semillon, safra 2018, 12% de teor alcoólico, garrafa 749 de 2000.
 
 
PP é uma homenagem à Plínio Pizzato, patriarca da Família, por influência de seu pai, Giovanni Pizzato, sempre foi entusiasta das uvas vitis vinifera (uvas finas, no Brasil), mesmo numa região vitícola dominada quantitativamente e economicamente por híbridas e vitis labrusca.
 
 
Amadurecimento de 10 meses parte do vinho em aço inoxidável e parte em barris mistos de acácia e carvalho com muito leve tostado.
 
 
No visual: amarelo palha, límpido e brilhante;
 
 
No nariz: aromático, frutas brancas, pera e abacaxi, florais e baunilha;
 
 
Na boca: leve, amanteigado, acidez na medida, final médio e elegante. Um belo exemplar nacional dessa casta francesa.
 
 
 
 
 
 
PH RR
 
 
Harmonizado: arroz com camarão e truta assada no forno.
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]