Memórias de um Administrador Parte V
03/08/2020 09:40 - Atualizado em 03/08/2020 22:35
COLUNA EMPRESARIAL 
Por Leandro Bazeth Levone*
 
 
 
 
De Eletricista automotivo a Secretário Municipal de Administração, um senhor desafio
 
 
Para quem não acompanhou o último artigo, volto a dizer, que no início da Década de 2000, a maioria dos cargos de auto escalão nos governos municipais era ocupada por pessoas mais maduras e/ou militantes da política, portanto, colocar como secretário um jovem que trabalhava sujo de graxa em uma oficina do dia para a noite, foi uma atitude muito ousada do Prefeito de Natividade naquela época, Luiz Carlos Machado, o Agudo.
 
 
Com absoluta certeza foi o período em que eu mais cresci e aprendi em toda minha vida. Ele não era só um Prefeito. Era um homem que viveu à frente do seu tempo. Um visionário.
Se tornou meu conselheiro, meu amigo, meu confidente, me ensinava tudo que sabia. Um homem de um coração gigante, generoso, sempre disposto a ajudar, do qual guardo no meu coração a minha eterna gratidão por tudo o que ele fez por mim.
 
 
O primeiro e talvez o mais importante ensinamento que ele me passou, foi que, se dermos a nossa palavra, aconteça o que acontecer, devemos cumprir o combinado.
Se tem um buraco na sua frente e você deu sua palavra que cairá no buraco, mantenha a palavra e caia. Porque, pode até demorar, mas alguém vai aparecer para lhe tirar desse buraco, pois, você é uma pessoa de palavra.
 
 
Mas, se você para não cair, não cumpre a palavra prometida, vai caminhar, talvez até por bastante tempo, mas uma hora irá cair, e será diferente, não aparecerá ninguém para estender-lhe a mão , porque você é uma pessoa que não tem palavra.
 
 
Guardem esse ensinamento que me foi passado no início da minha carreira, mas que ainda é de muita valia e sempre será.
 
 
Durante o meu período como Secretário de Administração no governo do Agudo, praticamente tudo que eu recebia como secretário investia em estudos.
 
 
Cheguei a cursar ao mesmo tempo um Mestrado em Economia, uma pós-graduação em Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico e outra pós-graduação em Direito Público. Era uma grande maratona de estudos e também de muito trabalho na prefeitura de Natividade.
MINHA ESPOSA
 
 Sou muito grato a Deus por ter colocado em minha vida, ainda quando trabalhava na oficina, a Renata, minha esposa, sempre ao meu lado nos dias bons e nos ruins, e me ajudou muito a ser o homem que sou hoje. Como é bom ser casado com quem se ama e se admira! Minha esposa foi um presente que Deus me deu, uma grande bênção na minha vida.
 
 
O Prefeito Agudo abriu muitas portas para mim. Através destas portas  pude prestar consultorias em praticamente todos os municípios do Noroeste Fluminense.
 
 
Em todas as reuniões de prefeitos e encontros com outras autoridades, ele sempre enfatizava que tinha o melhor secretário de administração dentre todas as prefeituras do estado do Rio de Janeiro.
E isso foi chamando a atenção dos demais, que passaram a acompanhar o meu trabalho.
 
 
À frente da secretaria de administração, recebi todos os prêmios possíveis para um ocupante do cargo.
 
 
Foram muitos aprendizados, muitos estudos e muito trabalho. Era normalmente o primeiro a chegar e o último a sair da prefeitura e o que surgia de cursos voltados para a gestão pública, eu fazia.
 
 
Tive a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais que sabem realmente o que é ser um servidor. Pessoa comprometidas com a coisa pública.
 
 
Infelizmente, o servidor público, sofre um preconceito muito grande, é taxado de preguiçoso, de corrupto, etc... E de fato muitos são. Mas, tem muita, muita gente boa trabalhando de verdade. Pessoas altamente qualificadas e honestas.
 
 
A palavra "Servidor" quer dizer servo. Servidor é “…aquele que serve; servente; …aquele que é diligente, prestativo, prestimoso; …aquele que cumpre com rigor e precisão o que tem a fazer. Infelizmente esse significado está esquecido.
 
 
Sonho com o dia em que os servidores públicos corruptos sejam banidos do meio público e que esses, que estão hoje recebendo uma fama ruim, tenham seus valores reconhecidos por toda a sociedade.
 
 
Tenho muito orgulho de ter trabalhado com muitos que sabem realmente o verdadeiro significado da palavra servidor. Seria injusto citar alguns, porque deixaria muita gente boa de fora. Mas faço questão de mencionar o nome de três servidores públicos que me marcaram muito pela competência e pela ética, foram muitos, mas esses três me marcaram muito.
São exemplos a serem seguidos. Os três são de Natividade, Rogério Corrêa, Maristela Vargas e Luciene Aparecida Tavares.
Quanta dedicação ao serviço público. Também são pessoas maravilhosas e as guardo com muito carinho no meu coração.
 
 
Tive a oportunidade de ajudar muitas pessoas como administrador público, implementar diversos projetos e isso me orgulha muito.
 
 
Em 2013 fui convidado para ministrar uma palestra no II Fórum Mundial de Economia Local e no II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento Municipal, realizado em Foz do Iguaçu-PR.
Um momento ímpar, de reconhecimento pelo que eu estava realizando na gestão pública. Falei para mais de 4.000 pessoas, de 42 nacionalidades diferentes, com cobertura da imprensa de mais de 60 países.
 
 
Mas como  já mencionei, os servidores públicos são rotulados como corruptos e esse foi um dos motivos que me impulsionaram a deixar a carreira e a realizar uma transformação de 360 graus na minha vida, indo trabalhar na Universidade Estácio.
 
 
Essa já é uma outra parte da minha trajetória como administrador, e a contarei na próxima coluna empresarial do Blog Nino Belieny.
 
 
Deixo como sempre uma reflexão para vocês:
 
 
"Tudo na nossa vida é uma constante adaptação. Se reinventar, faz parte da nossa trajetória profissional. É por meio desse processo que conseguimos alcançar novos patamares em nossas carreiras".
 
 
 
 
 
 
*Prof. Leandro Bazeth Levone é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Founder da Noroestevalley, Head e Mentor da Qstarts, Head e Mentor na Startslab, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.
ˆ
Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com carater visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]