Etevaldo Pessanha: Dia dos Pais
Prof. Etevaldo - Isecensa e Faetec
Prof. Etevaldo - Isecensa e Faetec / Folha da Manhã
Ninguém se preparou para viver confinado. As mudanças ocorreram subitamente, sem qualquer planejamento, e de um dia para o outro a rotina anterior foi descartada e substituída por novos hábitos, em nome da preservação da vida. 
O isolamento social trouxe consigo enormes dificuldades e a necessidade de uma rápida adaptação aos novos tempos. Assim, trabalhar e estudar remotamente e manter-se distanciado da maioria das pessoas que fazem parte de nossas vidas tornou-se o novo modelo. Em função disso, as famílias passaram a ter um convívio maior e os pais aprenderam a desempenhar algumas tarefas domésticas e a ter uma participação mais efetiva no dia a dia dos filhos, no seu desenvolvimento, estreitando ainda mais uma relação importante.
Um estudo realizado pela ONG Canadian Men’s Health Foundation, em maio deste ano, e divulgado há poucos dias mostra que o confinamento fez 60% dos pais se reaproximarem dos filhos. Participaram da pesquisa 1.019 pais canadenses, respondendo a perguntas sobre o impacto do lockdown na família. O estudo mostra ainda que 40% dos entrevistados consideram que a Covid-19 teve um efeito positivo no papel dos pais, 52% estão mais conscientes do seu papel e 60% se sentiram mais próximos de seus filhos; 64% disseram que estão fazendo mais refeições com os filhos. A pesquisa revelou também que dois terços dos pais ficaram mais companheiros dos filhos durante o isolamento social e quase metade pretende continuar fazendo isso quando as restrições terminarem.
Se a figura paterna, num passado não muito distante, era vista apenas como “o provedor da família,” seu papel hoje é de extrema relevância para a formação dos filhos. As transformações que aconteceram ao longo do tempo foram aproximando pais e filhos e agora, mais do que nunca, as atitudes positivas surgidas nesse período de pandemia tendem a manter-se quando o convívio social retornar, construindo elos mais fortes.
Domingo será “Dia dos Pais”. Para algumas famílias, que já começam a flexibilizar os contatos sociais, mesmo que de forma tímida e mantendo os cuidados necessários, será motivo para um almoço de celebração da data, reunindo os parentes mais íntimos. Outras famílias manterão a quarentena e promoverão o almoço à distância, com direito à interação on-line, visando proteger a saúde dos pais mais idosos. De um modo ou de outro, o importante é demonstrar o afeto e reforçar os laços de amor, de carinho, de admiração e respeito que unem entes queridos e reinventar formas de convívio que estreitem os laços familiares, afinal a família é tudo. Quero neste espaço homenagear um cara muito especial, José Etevaldo, meu pai, meu grande amigo e mentor, o homem responsável pela minha formação, pelo meu caráter, pela minha visão de vida e pelo meu papel de pai zeloso de três filhos maravilhosos. Você, pai, é o meu porto seguro e parceiro de vida, a quem dedico um grande amor. Feliz Dia dos Pais!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS