Bolsonaro testa positivo para Covid-19 e diz que está "perfeitamente bem"
07/07/2020 12:38 - Atualizado em 30/07/2020 18:39
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), testou positivo para Covid-19. A informação foi confirmada por ele mesmo nesta terça-feira (07). Bolsonaro começou a reclamar de cansaço no sábado à noite após voltar de Santa Catarina. No domingo, o presidente continuou se queixando de mal estar. No início da noite desta segunda-feira, com 38°C de febre, o presidente procurou a equipe médica.
O presidente disse que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Afirmou também que sentiu mal-estar e cansaço. Ele disse que agora está se sentindo "perfeitamente bem".
Bolsonaro informou que tomou cloroquina, remédio que tem sido defendido como tratamento para a Covid-19. No entanto, não há comprovação científica da eficácia do medicamento para a doença. "Estou bem, estou normal, em comparação a ontem, estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei", afirmou.
O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.
Bolsonaro já chegou a considerar a Covid-19 uma "gripezinha" e desde o início da pandemia tem descumprido regras de isolamento social para evitar a propagação do vírus. O presidente também sempre foi contrário à susensão das atividades comerciais não essenciais e chegou a participar de manifestações a favor de seu governo, sem máscara de proteção.
Encontros recentes
No último dia 4, o presidente, ministros e um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), participaram de almoço promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em comemoração à independência norte-americana.
Na ocasião, os participantes posaram para fotos sem máscaras. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece abraçado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
A embaixada norte-americana informou que o embaixador Todd Chapman não apresenta sintomas e "fará os testes".
Também no sábado, o presidente viajou para Santa Catarina, onde sobrevoou áreas atingidas por um ciclone na semana passada. Conforme fotos divulgadas pelo Palácio do Planalto, o presidente, usando máscara, apertou a mão de uma mulher, caminhou ao lado de políticos e fez foto ao lado de funcionários do aeroporto.
Na segunda, Bolsonaro teve uma série de reuniões ao longo do dia com ministros, entre os quais, Paulo Guedes (Economia), José Levi (AGU), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (GSI). Heleno já teve Covid-19 e se recuperou.
 
 
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS