Solidariedade para aquecer dias frios do inverno
01/07/2020 10:13 - Atualizado em 31/07/2020 19:13
AbraAÇU fez entrega de doações em Campos
AbraAÇU fez entrega de doações em Campos / Rodrigo Silveira
A solidariedade além de sanar a fome de quem necessita, também aquece o frio quando as temperaturas começam a baixar. Por isso, com a chegada do inverno, as campanhas do agasalho ganham destaque e adesão de várias pessoas. Em Campos, iniciativas como do Porto do Açu, da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e do Sicoob Fluminense são algumas das ações desenvolvidas.
A campanha de agasalho do Porto do Açu é a 18ª ação do AbrAÇU, que é o Programa de Voluntariado do Porto. Nessa terça-feira (30), 475 peças de frio, que foram arrecadadas junto aos colaboradores do Porto, foram doadas para o Projeto Alegria e para a Associação Bem Faz Bem, ambas na cidade de Campos. Em paralelo, o Porto doou mais uma leva de alimentos adquiridos de produtores locais de SJB e entregues a instituições de caridade da região (SJB e Campos), através do Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu.
— Todo ano promovemos a Campanha do Agasalho dentro do Programa de Voluntariado AbrAÇU e arrecadamos peças de frio junto aos nossos colaboradores. Este ano não seria diferente. Independentemente do cenário de pandemia. Nós nos adaptamos à nova realidade, realizando a arrecadação das doações no esquema de drive-thru, no Cepop. Os voluntários entregaram suas doações sem precisar sair do carro — explicou Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações.
Já a campanha do Sicoob Fluminense, cooperativa de crédito com sede em Campos, começou no último dia 22 e segue até o dia 20 de julho. Idealizada dentro do programa de Responsabilidade Social da cooperativa de crédito, a campanha tem como objetivo direto a arrecadação de agasalhos, cobertores e roupas que serão destinados a instituições e comunidades carentes. As doações poderão ser feitas em todas as agências do Sicoob Fluminense.
O Sicoob também conta com parceiros como a escola Magia do Saber, a Universidade Cândido Mendes, a Escola Interativa e o Colégio Pró-Uni, que já apoiaram a arrecadação de agasalhos em anos anteriores, e neste ano desenvolvem um trabalho online com os estudantes.
No Brasil, a campanha do agasalho é um tipo de mobilização filantrópica, organizada geralmente por associações da sociedade civil, ou por vezes, por órgãos governamentais, no sentido de arrecadar agasalhos em geral, tais como casacos e cobertores, em empresas, aplicativos para smartphone e comunidade em geral, para depois doar estas peças a entidades assistenciais e pessoas pobres e desvalidas.
Acic começa nesta quarta a arrecadar donativos
A Acic lançou nesta quarta-feira (1º) a” Campanha do Agasalho”, que tem por objetivo aquecer as pessoas precisam de ajuda. As doações poderão ser feitas na sede da Acic, no Edifício Ninho das Águias, 16º andar, na Praça São Salvador, até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.
— Este ano, mais do que nunca a Campanha do Agasalho tem por objetivo a ajudar as pessoas que vivem em situação de rua, ou até mesmo que perderam seu emprego, devido à pandemia do Covid-19, que chegou ao país em março deste ano causando sérios prejuízos financeiros e sociais. Em Campos dos Goytacazes, a situação não é diferente e qualquer ajuda neste período será bem vinda — destacou o presidente da ACIC, Leonardo Castro de Abreu.
A Acic vem desenvolvendo esse trabalho há anos e toda a doação é revertida para instituições filantrópicas como o Asilo Monsenhor Severino Casa Irmãos das Solidariedade, que foram contempladas nas campanhas anteriores.
— Sabemos das dificuldades deste ano de 2020, que esta sendo considerado atípico. Mas também temos observado que a população vem se unindo cada vez mais para ajudar o próximo e este sentimento de solidariedade do povo brasileiro é louvável, pois sempre estão disposto a partilhar — concluiu Leonardo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS