Museu de Campos faz live sobre "Patrimônio em Risco" neste domingo
05/07/2020 12:03 - Atualizado em 24/07/2020 18:30
Para dar continuidade aos assuntos relacionados ao patrimônio histórico do município e sua preservação, o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes realiza o segundo bate-papo com o tema “Patrimônio em Risco”. A live acontece neste domingo (5), às 17h, no Facebook oficial do Museu e contará com a presença de Cláudio Prado de Mello, diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e Graziela Escocard, historiadora e diretora do Museu Histórico.
O Inepac é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, que atua no desenvolvimento de ações para a preservação do patrimônio cultural e artístico no âmbito do território fluminense. Segundo Graziela Escocard, o encontro virtual será uma forma de conversarem sobre a atuação do Inepac na região Norte Fluminense, sobre o Solar do Visconde de Araruama – sede do Museu Histórico de Campos, tombado pelo Inepac em 1987 –, além de abordarem sobre outros prédios históricos tombados pelo instituto.
— Iremos conversar também sobre formas de preservação do patrimônio material e imaterial e aproveitaremos o momento para debatermos a questão atual de representatividade e os monumentos. A live em comemoração ao aniversário do Museu, realizada na última segunda-feira (29), foi ótima e tivemos boa repercussão. Esperamos que esta também seja, afinal, essas lives se tornaram uma forma de aproximação do público com essas instâncias de guarda do nosso patrimônio histórico e cultural — ressaltou Graziela Escocard.
Para o diretor do Inepac, Cláudio Prado de Mello, a relação de proximidade entre o instituto e o município de Campos dos Goytacazes chega em um momento de importância, pois o Estado percebe e valoriza o contato com os municípios do interior, além de entender que todos são de grande valia como parte do Estado Fluminense.
— O Estado Fluminense só crescerá verdadeiramente se houver uma união e uma maior integração em conjunto. O patrimônio da cidade de Campos dos Goytacazes, e de todo o Norte Fluminense, precisa de um olhar atento sobre sua história e a preservação dela, com isso, desde o momento que assumimos o Inepac foi pontuada a necessidade da criação do Escritório Técnico Regional de Campos, e fico feliz que estamos trabalhando nisso para o futuro — comentou Cláudio.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS