Vinícola Garibaldi, Pura História de Sucesso
- Atualizado em 26/07/2020 18:21
COLUNA DE VINHOS JOÃO RICARDO RODRIGUES
 Hoje a nossa coluna está recheada de história, vamos falar sobre uma das Vinícolas mais antigas do Brasil que surgiu da união de vários viticultores, a uva também tem uma longa história sendo a primeira utilizada para a elaboração de um vinho varietal, bem como a marca Granja União que se tornou um tanto cult.
 
A Vinícola
Localizada na cidade de Garibaldi (Terra do Champanha), RS, Serra Gaúcha, a história da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser escrita em 1931, pela união de 73 famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. O negócio deu certo e em 4 anos já contava com 416 associados, são 89 anos vencendo desafios, se reinventando e mostrando a força da vitivinicultura brasileira.
 
A cantina conta com uma área de 32 mil metros quadrados de construção, onde encontramos tecnologia de ponta com a utilização de equipamentos europeus e capacidade de estocagem que ultrapassa os 20 milhões de litros. As uvas são provenientes de 1000 hectares de vinhedos, cultivados pelas 400 famílias associadas. A Cooperativa dispõe de um departamento técnico que realiza visitas constantes aos viticultores associados, com a finalidade de passar orientações técnicas e manter o contato direto com os viticultores. A Cooperativa também aposta na produção orgânica e biodinâmica, principalmente para a produção de sucos, com certificação internacional, sendo pioneira no Brasil nessas técnicas de cultivo.
 
A Vinícola Garibaldi possui várias linhas de vinhos com destaque para os espumantes elaborados através do método tradicional (champenoise) e Charmat, vinhos frisantes, vinhos de mesa e vinhos finos com a linha premium Acordes e a tradicional marca Granja União, que é um capítulo à parte. A marca Granja União foi criada em 1931 pela extinta Companhia Vinícola Rio-Grandense e foi um marco na vitivinicultura brasileira, pois foi o primeiro rotulo de um vinho varietal, em 1997 a Companhia Vinícola Rio-Grandense passando por dificuldades financeira vendeu a marca para a Vinícola Cordelier que manteve até o ano de 2011 quando em negociação passou para a Vinícola Garibaldi que procurava uma marca com reconhecimento no mercado para agregar ao seu portifólio. Afinal, marca é lembrada pelo seu tradicional slogan: “Não arrisque. Na dúvida, escolha um Granja União”.
 
PH RODRIGUES
Para os visitantes a Vinícola Garibaldi oferece um complexo turístico com visita guiada gratuita Wine Bar e degustações orientadas, com destaque para a degustação às cegas “Desperte seus Sentidos”, que ocorre no interior de uma pipa de 100 mil litros anexa à cave Acordes – referência à linha de produtos premium da marca. Duração aproximada: 50 minutos.
 
A uva
A Riesling Itálica chegou ao Brasil junto com os primeiros Imigrantes Italianos no final do século XIX. Na Itália é cultivada em pequenas quantidades, principalmente na região ao norte do país e apesar do nome Riesling Itálica, ela não tem parentesco com a famosa Riesling Renano, uva emblemática da Alemanha, nesse país ela e conhecida por Welschriesling, também não tem a sua origem na Itália como o nome sugere. Provavelmente a sua origem está ligada a alguns países da Europa Central; Eslovênia, República Tcheca, Hungria e, principalmente, na Croácia onde é conhecida pelo nome de Graevina e é largamente cultivada, em torno de 8000 h de vinhedos.
 
No Brasil a Riesling Itálica encontrou nova morada, sendo a primeira casta de vinífera a ser utilizada na elaboração de vinhos brancos varietais e foi durante muito tempo a uva branca mais vinificada, porém nos anos 90começou a entrar em declínio perdendo espaço para outras castas. Também ganhou destaque na elaboração de espumantes, sendo uma das uvas permitidas para elaboração de vinhos brancos e espumantes na Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V).
 
O vinho elaborado a partir da Riesling Itálica geralmente apresenta uma cor palha com tons esverdeados. É de pouca intensidade aromática com predominância de frutas cítricas, maçã e flores brancas. Na boca é delicada, leve, com acidez equilibrada e teor alcoólico moderado, não apresenta grande permanência na boca, porém agradam pelo seu frescor.
 
O Vinho
Granja União Riesling (Itálica), não safrado (corte de safras).
Visual: cor amarela com reflexos esverdeados, apresenta brilho intenso e ótima viscosidade;
Nariz: aromas delicados de frutas cítricas, florais e um toque mineral;
Na boca: leve e delicado, boa acidez, pouca persistência com um bom frescor.
Teor alcoólico: 11%
Temperatura Ideal: 7°C
Harmonização: Sua elegância permite combinações com canapés, saladas, peixes crus ou cozidos, aves, queijos, risotos e massas com molhos leves.
 
PH RODRIGUES
...
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]