Memórias de um Administrador Parte III
COLUNA MUNDO EMPRESARIAL 
Primeiros Passos na Carreira de Administrador.
LEANDRO BAZETH LEVONE*

Quando eu tinha apenas 6 anos de idade, a Auto Viação Natividade foi vendida. Meu pai trabalhava lá como eletricista. Como sempre foi um exemplo de dedicação, disciplina, moral e ética, foi o último funcionário da empresa a ser desligado.

No final de 1986, desempregado, monta nos fundos do quintal da casa dos meus avós maternos uma pequena oficina elétrica. Nascia a Auto Elétrica Burity.

Ali, aos meus 7 anos de idade, eu passava o tempo vago da escola. Como a situação financeira era muito ruim, papai trabalhava muitas vezes das 7 da manhã às 22h..

Por vezes ficava ali com ele. Fazendo pequenas coisas. Me recordo como se fosse hoje. Na época existia uma demanda muito grande por consertos de eletrodomésticos, então ele me dava pequenos induzidos de ventiladores e outros que estavam queimados para desenrolar e retirar o fio de cobre para vender.
O que eu desenrolava ele vendia e me dava o dinheiro. Com esse dinheiro comprava balas, figurinhas de coleção, bolas de gude, entre outras coisas de pequeno valor, mas que para mim faziam uma grande diferença.

Foram minhas primeiras lições de administração. Era recompensado pela ajuda que eu dava, que na realidade, tinha pouquíssima serventia.
Já era o meu Pai com toda sua sabedoria, me ensinando que se queremos algo na vida, temos que fazer por onde merecermos.

É natural, quando crianças, vivermos sob as asas e os cuidados de nossos pais. Conforme o tempo passa, a escola da vida e até mesmo nossos melhores mentores (nossos próprios pais) irão nos mostrando que, para escrevermos nossa própria história, é necessário deixarmos de ser coadjuvantes e passarmos a protagonistas das nossas próprias decisões.

Aos 12 anos, ali naquela oficina, passei a ter um horário específico de trabalho. Um compromisso diário. Claro, nada que comprometesse a continuidade dos meus estudos. E já tinha meu próprio "salário" (pequeno valor como recompensa pelos serviços que fazia).

Aos 14 anos, meu pai conseguiu adquirir um maquinário manual para fabricar baterias automotivas.

Foi quando eu fiz uma proposta: pedi para ele me ensinar a fabricar baterias, parar de estudar no horário da manhã e passar a estudar a noite para me dedicar a oficina e a fabricar baterias e pedi também, que à cada 10 baterias que eu fabricasse, que uma ele me daria como forma de pagamento.

O pedido foi aceito. Claro, após conversarmos com minha mãe.

Naquele momento nascia uma fábrica de baterias fundo de quintal que levava o nome de baterias SOLAR.

Nome que criei, mas na vida humilde que levávamos, não tínhamos conhecimento nem orientação para patentear a marca. Que hoje é usada e reconhecida em grande parte do País.

O que poucos sabem, é que a bateria SOLAR, nasceu no fundo de uma oficina elétrica no município de Natividade em um espaço minúsculo de pouco mais de 10 metros quadrados.

O empreendedorismo, a vontade de crescer, de inovar, já eram características do meu perfil comportamental.

Nesta jornada de trabalho durante o dia e estudos à noite, sempre em escolas públicas, concluí meu ensino médio. E algum tempo depois iniciei minha primeira graduação. Lógico, graduação em Administração.

Mas é nessa parte que, entra uma pessoa espetacular, considerada por mim, a minha segunda mãe, uma tia muito querida, irmã do meu pai, chamada Clara. Porém ficará para a próxima edição da Coluna Mundo Empresarial do Blog do Nino Belieny.

Como sempre deixo aqui uma reflexão para vocês leitores no parágrafo abaixo:

Não deixe que as cortinas da vida se fechem ou que você veja sua história passar diante de seus próprios olhos antes mesmo de você dar seu próprio show.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Levone dando uma de suas palestras
Levone dando uma de suas palestras / ArquivoPessoal


 *Leandro Bazeth é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Founder da Noroestevalley, Head e Mentor da Qstarts, Head e Mentor na Startslab, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.

Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com carater visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]