Varre-Sai Distribui Remédios para Tratamento do Covid
17/07/2020 13:43 - Atualizado em 17/07/2020 13:47
BNB SAÚDE
 
SILAINE TERRA
 
Apesar de Varre-Sai possuir 110 casos confirmados de Covid-19, 67 curados e 01 internado (de acordo com o recente boletim epidemiológico de 16/07), o município é um dos poucos do Estado do Rio de Janeiro que ainda não registrou óbito pela doença.
Para o enfrentamento à Covid-19, a Secretaria de Saúde vem monitorando rigorosamente e realizando o isolamento domiciliar de casos suspeitos e positivos da doença, desde o primeiro contato do paciente até a alta, feita através de exame IgM (não reagente).
O monitoramento telefônico dos suspeitos e positivos é realizado diariamente por enfermeiros, além do contato feito pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família nos bairros e na zona rural para a entrega de remédios e exames, bem como efetuar o rastreamento e isolamento.
A mais nova arma da Secretaria no enfrentamento à doença tem sido a distribuição gratuita de kits de medicamentos para o tratamento do Covid-19 às pessoas que testaram positivo, antecipando o tratamento dos que necessitam, evitando o agravamento dos casos e até mesmo, o óbito.
 
No Centro de Triagem, é avaliado qual exame é o mais indicado. O teste rápido é realizado quando já se tem 10 dias de sintomas, período ideal para o melhor resultado, já o Swab é feito com 04 dias de sintomas e encaminhado para o Laboratório Regional de Campos dos Goytacazes que está liberando o resultado em torno de quatro dias.
Os testes devem ser realizados de acordo com o tempo de manifestação dos sintomas.
 
“O teste realizado no momento inadequado pode ter resultados falsos. Por isso, a estratégia da Secretaria em testar pessoas dentro dos protocolos do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário, Rafael Fabbri Ramos.
 
A partir da liberação dos laudos, o paciente positivo recebe um kit de medicamentos para tratamento do Covid-19, no Centro de Triagem, com azitromicina, dipirona ou paracetamol e multivitamínico.
Eles são entregues somente aos portadores confirmados e a Secretaria de Saúde alerta que só deve usado com prescrição médica.
 
A estratégia é evitar o agravamento dos casos, minimizando os sintomas da doença, evitando as internações que podem ser um grande problema devido à escassez de leitos, tanto no SUS como também nos convênios particulares de Varre-Sai com o Hospital São José do Avaí em Itaperuna e com o São Vicente de Paulo em Bom Jesus do Itabapoana, sempre de prontidão”, concluiu o secretário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]