Fernando Ferry deixa secretaria estadual de Saúde, pouco mais de um mês
22/06/2020 08:25 - Atualizado em 30/07/2020 18:24
Fernando Ferry
Fernando Ferry / Divulgação
Em pouco mais de 1 mês no cargo, o secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, pediu demissão nesta segunda-feira (22). Em vídeo enviado ao Bom Dia Rio, Ferry alega que tentou e pede desculpas à população. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou o nome do coronel do Corpo de Bombeiros, Alex da Silva Bousquet, para assumir como novo secretário.
“Hoje estou pedindo exoneração do meu cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Queria dizer que eu tentei. Eu agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Eu só queria dizer mais uma coisa: peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem”, disse Ferry, que foi anunciado no dia 17 de maio para substituir o então secretário Edmar Santos.
Fernando deixa o governo em meio a vários problemas e investigações que rodeiam a Saúde. Alguns contratos firmados durante a pandemia têm sido alvo de investigações. Entre eles, estão os de construção dos hospitais de campanha para atender as vítimas da Covid-19 e os de aquisição de equipamentos de saúde. Neste caso, a suspeita é de um esquema de superfaturamento na compra de respiradores.
Na semana passada, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia para 17 pessoas "por danos à Saúde do RJ" em decorrência da Operação Favorito, um desdobramento da Lava Jato, deflagrado no dia 14 de maio, que mirava contratos suspeitos. Entre os denunciados estão o empresário Mário Peixoto e o ex-deputado estadual Paulo Melo.
Também na semana passada, a Polícia Civil e Ministério Público do RJ prenderam Carlos Frederico Verçosa Duboc, superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria Estadual de Saúde, e o empresário Anderson Bezerra. Os dois foram detidos em mais uma fase da Operação Mercadores do Caos, que investiga suposta fraude na compra de respiradores pelo estado para o combate à Covid-19.
Os equipamentos foram comprados emergencialmente e, segundo o MP, jamais foram entregues.
Além de Duboc, seis pessoas haviam sido presas em etapas anteriores da Mercadores do Caos.
Novo secretário - Graduado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Bousquet atua há 20 anos nos Bombeiros, é especialista em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Foi diretor do Iaserj (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro) e trabalhou como médico de resgate para a Petrobras entre 2008 e 2012, na Bacia de Santos. Tem pós-graduação em Gestão Operacional nas Organizações de Saúde pela Fundação Ceperj e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com informações do G1*

ÚLTIMAS NOTÍCIAS