Protesto em Curitiba termina em confronto e bandeira do Brasil queimada
02/06/2020 08:37 - Atualizado em 03/06/2020 19:00
Protesto em Curitiba
Protesto em Curitiba
Uma manifestação em Curitiba, no Sul do país, terminou em depredação e confronto com a Polícia Militar. Uma bandeira do Brasil também chegou a ser queimada. O ato contra o racismo foi realizado na noite dessa segunda-feira (1º) e começou de forma pacífica, em frente a praça Santos Andrade. Pelo menos, oito pessoas foram detidas e um policial ficou ferido. O protesto também contou com a participação de um grupo anti-fascismo, que se intitula Antifa e é contrário ao presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a polícia, houve registro de vandalismo na região central da cidade e no Centro Cívico. Policiais usaram bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar os manifestantes. Durante o percurso da passeata, pontos de ônibus foram destruídos, vidros de agências bancárias foram quebrados e até o Fórum Cível foi depredado.
Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que danos foram registrados em equipamentos públicos do município, como estações-tubo na região do Centro Cívico e pontos de mobiliário urbano na praça Tiradentes e Travessa Nestor de Castro.
Manifestações pró-democracia acabam em confusão
O último domingo (31) foi marcado por manifestações pró-democracia organizadas por torcidas de times de futebol em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas que acabaram em confrontos com grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com a Polícia Militar.
Na capital paulista, os grupos se enfrentaram na Avenida Paulista, onde foram marcados protestos simultâneos. Ao menos três torcedores foram detidos pela Polícia Militar e levados a uma delegacia da região. No Rio, foi registrada uma confusão em Copacabana. Vestidos de preto, manifestantes de um grupo contrário ao presidente Jair Bolsonaro foram dispersados com o uso de bombas de gás.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS