Extensão do Centro da Covid-19 de São Fidélis é vistoriada por vereadores e população
Matheus Berriel 04/06/2020 18:22 - Atualizado em 12/08/2020 21:21
Extensão do Centro de Combate à Covid-19 de São Fidélis
Extensão do Centro de Combate à Covid-19 de São Fidélis / Divulgação/Secom PMSF
Vistoriada na terça-feira (03) por vereadores, a Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19 de São Fidélis foi aberta à população para visita na tarde desta quarta (04), em grupos de até cinco pessoas, usando máscaras e seguindo as demais recomendações de prevenção. As liberações por parte da Prefeitura aconteceram após cobranças dos vereadores Higor Porto (PSC) e Oberlan Plouvier (MDB), cotados como adversários do prefeito Amarildo Alcântara (SD) na próxima eleição. No último fim de semana, eles publicaram no Facebook vídeos solicitando autorização para acessar a unidade que, segundo a Prefeitura, só será usada em caso de falta de leitos no Hospital Armando Vidal.
Com a Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19 concluída, São Fidélis passa a ter 36 leitos clínicos, 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e uma sala vermelha. De acordo com a Prefeitura, dos 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Armando Vidal, dois estão sendo utilizados, com oito vagos.
Investigação — Na última sexta-feira (29), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, oficiou a secretaria municipal de Administração de São Fidélis para que encaminhe, no prazo de 10 dias, cópia dos processos licitatórios, contratos e de pagamento dos materiais e equipamentos adquiridos para a Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19. O ofício deve-se ao inquérito civil instaurado para apurar supostas irregularidades envolvendo a montagem da unidade.
De acordo com o MPRJ, a portaria leva em consideração notícia de fato dando conta de atraso na instalação da unidade, de suposto uso de materiais e equipamentos usados, além da falta de disponibilização no portal da transparência dos valores utilizados nas aquisições durante o período da pandemia. O MPRJ também ressaltou a necessidade de averiguar se o material e equipamentos adquiridos para o hospital de campanha estão em condições de uso e não irão causar prejuízo à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do ofício enviado à administração Pública, o MPRJ também solicitou que o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) realize fiscalização na unidade e encaminhe um relatório à Promotoria.
Em nota, na ocasião, a Prefeitura de São Fidélis disse que “não há nenhuma irregularidade ou atraso na entrega dos leitos de ampliação para atendimento de pacientes com Covid-19”, e garantiu que “toda documentação comprobatória será enviada ao Ministério Público”.
Casos — Com 219 casos confirmados da Covid-19, São Fidélis tem o maior índice proporcional de confirmações do Norte e Noroeste Fluminense, uma a cada 176,5 habitantes. Entre os pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, 12 foram a óbito, 188 se recuperaram e 19 seguem infectados. Atualmente, há seis pessoas em isolamento hospitalar, e 17 em isolamento domiciliar. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS