IFF oferta curso gratuito em AutoCAD
02/06/2020 18:15 - Atualizado em 31/07/2020 20:57
O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação (Cref) do Instituto Federal Fluminense (IFF) vai ofertar o Curso de AutoCAD 2D Básico, software utilizado em diversas áreas de nível técnico e superior. Este é o primeiro de uma série de cursos livres de Formação Inicial e Continuada que o Cref pretende oferecer na modalidade a distância, em 2020.
Os interessados poderão se inscrever de 01 a 20 de junho, no endereço http://cref.inscricoes.iff.edu.br/ (Consulte as Orientações). O curso é gratuito, autoinstrucional e será realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFF. O cursista terá quatro semanas para completar as atividades, que poderão ser iniciadas a partir de 06 de julho, em um total de 40h.
Elaborado pelo professor do IFF, Matheus Coutinho, o curso é aberto a todos os interessados em aprender a utilizar o AutoCAD. “Poucos são os pré-requisitos para trabalhar com a plataforma, sendo necessários conhecimentos básicos sobre informática e internet. Dentro do curso, ensinamos o aluno a baixar a versão educacional gratuita, no site da empresa desenvolvedora da plataforma”, explica.
Os participantes aprenderão nas aulas conceitos e ferramentas básicas, conhecerão a interface da plataforma e o sistema de coordenadas; aprenderão sobre os comandos de desenho e comandos de modificação, com aplicações práticas às atividades.
— Nossa proposta é a de formar o conhecimento de maneira gradativa, apoiado sempre na prática. Junto das videoaulas, o aluno encontrará materiais de apoio e exercícios para que acompanhe a aula e também pratique o conteúdo — destaca Matheus.
Ao longo das quatro semanas, o conhecimento será aprofundado: “após solidificar a aprendizagem na utilização dos comandos de desenho e modificação na elaboração de desenhos, o cursista aprenderá como criar diferenciação de tipologias e espessuras de traços. Irá também aprender a configurar e utilizar textos, calcular áreas, inserir hachuras, configurar e aplicar cotas para, então, finalizar o curso aprendendo a fazer a impressão do desenho produzido”, complementa.
Após a inscrição e envio da documentação exigida, o candidato deve aguardar sua validação pela equipe da Educação a Distância do IFF que enviará email com instruções para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e início das atividades, a partir de 06 de julho. Os cursistas que responderem à avaliação final composta por 10 questões de múltipla escolha e acertarem no mínimo 70% receberão certificado.
Outros Cursos: o diretor do Centro de Referência, Breno Fabrício Terra Azevedo, explica que a oferta de cursos livres irá acontecer durante a pandemia de Covid-19 e após também. “Os professores que já concluíram os cursos de capacitação de ´Introdução ao Moodle´ e ´Professor Formador para EaD´, ofertados na modalidade a distância, estão sendo convidados a elaborar os cursos livres”, esclarece.
Além do curso de AutoCAD, outros estão sendo planejados, tais como: a) Gestão da Manutenção - Conceitos Básicos em Gestão da Manutenção; b) Uma introdução à Física Moderna; c) Fluxos Migratórios de Entrada no Brasil; d) Um Estudo das Funções; e e) Introdução à História da Arte.
Fonte: IFF Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS