Junho é dedicado à conscientização e combate à violência contra o idoso
02/06/2020 16:49 - Atualizado em 31/07/2020 20:58
O mês de junho é dedicado à conscientização e combate à violência contra o idoso. Mesmo em tempos de pandemia, a Prefeitura de Campos, por meio da secretaria de Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), não vai deixar de promover uma campanha pertinente ao tema. Durante as cinco segundas-feiras de junho, a secretária da pasta, Heloísa Landim, vai conversar com especialistas, em lives no Facebook.
Abrindo a campanha, no dia 1º de junho, a advogada, ex-deputada, pesquisadora e gestora de programas públicos de Envelhecimento Saudável Cristiane Brasil e a diretora médica do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson e do núcleo de Atenção à Saúde do idoso, a geriatra Deborah Casarsa, debateram sobre Políticas Públicas e Combate à Violência contra o Idoso. No dia 15, Heloísa conversa com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa. A programação segue até o dia 29.
As Casas de Convivência também foram decoradas em alusão ao tema — Junho Violeta. Em contato virtual e permanente com os idosos assistidos de cada espaço, desde o início da pandemia, a equipe técnica da Secretaria do Envelhecimento orientou que, durante o mês da campanha, os idosos usem um laço na cor violeta como acessório ou coloquem um adorno nas mesmas características na porta da residência.
— Desde o decreto de isolamento social e trabalho home office, realizamos reuniões virtuais para executar as ações da Secretaria. Nossos idosos não ficaram desassistidos um só momento. Coordenadores, professores, chefia de gabinete, auxiliares administrativos, enfim, todos “adotaram” idosos e cuidam deles, mesmo de longe, com apoio psicológico e emocional. Desde 2017, os idosos são uma prioridade do prefeito Rafael Diniz, e neste momento, tão delicado e inédito na vida de todos, não poderia ser diferente — destacou a secretária Heloísa Landim.
Canal do Envelhecimento no Youtube — As Casas de Convivência do município oferecem inúmeras atividades dentro da Rede de Proteção Social que abrange atividade física, cultura e lazer. Para manter o equilíbrio emocional dos idosos durante o período de isolamento social, a Secretaria do Envelhecimento criou o Canal do Envelhecimento Saudável e Ativo, no Youtube. Nele, os idosos têm acesso às videoaulas com palestras motivacionais, exercícios físicos e atividades que trabalham o cérebro por meio da estimulação cognitiva, que são enviadas para os grupos de Whatsapp, também criados com a mesma finalidade.
Os novos e autênticos imigrantes digitais da Secretaria de Envelhecimento ganharam o reconhecimento do governo federal por meio do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa. A secretária Heloísa Landim recebeu as mensagens de reconhecimento pelo trabalho realizado com sucesso, de forma inédita e remota, em todo o Brasil.
— Essa é uma demonstração clara de um trabalho realizado com comprometimento e seriedade. Esta é a equipe de um governo que supera todos os obstáculos e adversidades, que pega as pedras do caminho e faz um castelo. Tenho muito orgulho de todos que contribuem para que a gente possa continuar promovendo saúde preventiva e plena dos idosos por meio do Programa 60+Saúde, da Escola dos Saberes, do Programa Viver. O reconhecimento do governo federal é uma vitória de toda a equipe da Secretaria de Envelhecimento — afirmou Heloísa.
O material publicado é preparado pelos profissionais com metodologias específicas, dentro da linguagem e entendimento do respectivo grupo que está à frente em cada Casa de Convivência. Com vinte e cinco publicações entre atividades físicas e cognitivas, desde o início do decreto de enfrentamento à covid-19, o Canal Envelhecimento Saudável e Ativo, registrou a média de 100 visualizações, a cada vídeo postado.
Tecnologia: uma aliada — Neste período de isolamento social que pode vir acompanhado de um sentimento de solidão, os idosos da Secretaria do Envelhecimento ganharam mais do que intimidade com a tecnologia. Elias Bernardo, de 86 anos, admite que as aulas disponibilizadas de forma virtual têm contribuído muito para manter mente sã e corpo são.
— Sinto muita falta da rotina que tínhamos na Casa de Convivência. Lá encontrávamos os amigos, batíamos papo, dávamos risada. Ficar distante fisicamente, não é tarefa fácil, porém necessária. Graças a Deus, em primeiro lugar, e ao prefeito Rafael Diniz que continuou pensando em nós, os idosos, e àqueles professores bacanas que estão mandando aulas de ginástica, dança e palestras que nos ajudam a lidar com esse período que nunca imaginamos viver — afirma o aposentado.
No último dia 25, a Secretaria de Envelhecimento lançou uma campanha de cuidados específicos com os idosos, principalmente, durante o período de lockdown, quando o distanciamento social torna-se obrigatório. São nove cards com informações importantes, entre elas, a sugestão que alguém da família ensine ao idoso a lidar com as novas tecnologias para, por exemplo, realizar chamadas de vídeo pelo celular amenizando, dessa forma, a saudade entre os familiares. Outro, sugere que seja criado um ambiente onde o idoso se sinta confortável e pertencente ao meio onde vive.
— Estar isolado, não significa que o idoso deve estar sozinho, abandonado. E isso, deve ser lembrado a ele, o tempo todo para evitar as consequências que o isolamento pode acarretar. Chamadas de vídeo pelo celular são super importantes, pois não deixa o contato com os filhos, netos, amigos; se perder e o carinho não deixa de ser passado. Além disso, ameniza o coração e as angústias deste tempo de incertezas quando todos nós temos que batalhar para manter o equilíbrio emocional, imagina os idosos? Ver o rosto da pessoa durante as conversas, mesmo que seja de forma virtual, dá a sensação de que o outro “está bem” e isso faz toda a diferença para a saúde emocional e física do idoso — frisou a geriatra Deborah Casarsa.
Na Casa de Convivência do Parque Tamandaré, por exemplo, os professores de Educação Física Fábio Alexandrino; o maestro Luiz Fernando; o professor de dança Naldo Brito; o professor de Educação Física e coach Léo Everton; o professor de teatro Josué Rodrigues, mantém contato diário com mais de 200 idosos.
— Já tínhamos um grupo de Whatsapp. E ele tem sido nosso canal de ligação diário. Lá trocamos mensagens de fé e otimismo. E não deixamos ninguém ficar triste. É um apoiando o outro, sempre. Eu lembro sempre a eles que isso tudo vai passar e logo estaremos mais unidos do que nunca — destacou Josué.
O coordenador da Casa de Convivência de Conselheiro Josino, Adilson Ribeiro, também mantém contato diário com os frequentadores do espaço.
— Eles me ligam ou eu ligo para saber como estão. Acho importante este contato, uma vez que o distanciamento social pode acarretar em doenças emocionais. E não é isso que queremos para nossos idosos. Queremos que eles continuem saudáveis e ativos para quando tudo isso passar, voltarmos às nossas atividades com ainda mais disposição — concluiu.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS