Campos lança plano de retomada de atividades econômicas e sociais
Aldir Sales 01/06/2020 16:45 - Atualizado em 01/06/2020 19:48
O prefeito Rafael Diniz (Cidadania) anunciou, nesta segunda-feira (1), o novo plano para retomada gradual das atividades econômicas no município. O programa, chamado de “Campos daqui para frente”, é dividido em cinco fases que vai desde o lockdown total (nível 5, identificado pela cor vermelha), até o nível 1, representado pela cor branca, e que é de atenção moderada. Com base em estudos que levam em consideração a capacidade clínica de atendimento e taxa de infecção por coronavírus, as medidas serão reavaliadas semanalmente. Atualmente, segundo o prefeito, Campos está no nível 4 (lockdown parcial), que permite a flexibilização de alguns setores.
De acordo com a nova medida, no nível de lockdown parcial, além das atividades essenciais as novidades ficam por conta da autorização do funcionamento do delivery após às 23h; liberação para funcionamento de lojas de informática e comunicação (em formato take away); clínicas médicas que ofereçam consultas eletivas; escritórios de advocacia, contabilidade, agências de seguro e de planos de saúde; autorização para atividades físicas individuais (veja a lista completa abaixo).
Durante entrevista coletiva, Rafael também falou que espera anunciar ainda nesta semana a ampliação do número de leitos de UTI e clínicos dedicados à pacientes com Covid-19, mas não quis falar sobre números. Já sobre o hospital de campanha, o prefeito ressaltou que a responsabilidade é do Governo do Estado que a Prefeitura trabalha em um planejamento para entregar ao Estado sobre a possibilidade de utilizar a rede dos hospitais contratualizados com alternativa.
— Foram mais de 3 mil atendimentos no CCC, desse total, 7,4% transformou-se em internação. E de todos os pacientes que foram internados, 84% tiveram alta. Nossa capacidade, hoje, é de 93% de ocupação dos leitos de UTI e 57% dos leitos clínicos. Estamos trabalhando, com muita luta, para apresentar, ainda nesta semana, mais leitos de UTI e de internação na nossa rede pública — disse o prefeito, que completou:
— Estamos em um processo de flexibilização, temos que pensar no comércio, na indústria, na preservação dos empregos, mas, acima de tudo, na preservação das vidas. Todas as medidas que estamos tomando são com base científica e estatístico, de forma muito responsável. Se os números apontarem que podemos flexibilizar, vamos flexibilizar. Mas se for necessário voltar ao nível mais rígido, também faremos.
Diretora de Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira explicou que o município já realizou aproximadamente 5 mil testes para coronavírus. “Não existe teste em massa. Como epidemiologista, gostaria muito que existisse, mas não temos condição de fazer. Nós seguimos o protocolo do Ministério da Saúde. Se a pessoa for até o CCC e não estiver dentro dos critérios, não será testada”.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha também falou que o modelo adotado pelo município tem com base estudos científicos. “O que decidimos, de maneira estratégica e científica, foi de usar os modelos científicos utilizados por algumas universidades e municípios, onde temos dois grandes itens preponderantes para poder analisar as decisões. São os índices de propagação da Covid-19 no município e a capacidade do sistema de saúde”.
Confira abaixo as atividades que estão liberadas para funcionamento no nível 4 de lockdown parcial:
Permanecem mantidas as determinações e liberações constantes do Nível 5 ou Fase Vermelha, contemplando as seguintes modificações:
1) Liberação da realização de delivery após 23 horas.
2) Fica permitido o sistema de retirada no estabelecimento conhecido como “take away” para as seguintes atividades:
I - Lojas de material de construção;
II - Lojas de autopeças e vendas de bicicleta;
III - Lojas de artigos de embalagens;
IV - Empresas que tenham como atividade principal comércio varejista especializado de tecidos e artigos de armarinho, única e exclusivamente para fins de atendimento de demandas relacionadas à saúde;
V - Lojas de informática e comunicação.
3) Ficam liberados o funcionamento de oficinas mecânicas, borracharias, conserto de bicicletas e empresas de inspeção e perícias veiculares;
4) Fica autorizado o exercício das atividades do ramo da construção civil, sendo que os canteiros de obras para construções residenciais unifamiliares, devem obedecer ao limite máximo de 4 (Quatro) pessoas laborando ao mesmo tempo.
a. Apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de protocolo de segurança para funcionamento do canteiro de obras, que deverá estar disponibilizada no canteiro de obras, para fins de fiscalização, com a distribuição de informativos educacionais aos trabalhadores;
b. Adotar medidas para o não compartilhamento de ferramentas e equipamentos de proteção individual - EPI;
c. Adotar medidas para higienização e não aglomeração de funcionários nos refeitórios e áreas de convivência, utilizando-se, preferencialmente materiais de uso descartável;
d. Os canteiros de obras para construções residenciais unifamiliares, devem obedecer ao limite máximo de 4 (Quatro) pessoas laborando ao mesmo tempo.
5) Fica autorizado o funcionamento de todos os serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas de medicina do trabalho e estabelecimentos congêneres, inclusive distribuidores de produtos médicos e EPI’s, ainda que funcionem no interior de shopping centers, centros comerciais e estabelecimentos congêneres.
6) Fica autorizado o atendimento de urgência a ser realizado pelas empresas que tenham como atividade principal artigos de óptica, única e exclusivamente para fins de atendimento de demandas relacionadas à saúde, obedecendo as seguintes condicionantes:
a. o atendimento deverá ser realizado com horário previamente marcado, de segunda a sexta, das 08:00hs às 17:00hs, vedado o acesso de maneira indiscriminada ao estabelecimento ou manutenção de fila na área externa do estabelecimento;
b. fica proibida a comercialização de produtos que não estejam relacionados às demandas relacionadas à saúde;
c. fica proibida a prova de produtos do mostruário pelos consumidores, exceto na necessidade de dar cumprimento à orientação médica.
7) Liberação de escritórios de advocacia, contabilidade, consultorias, arquitetura e engenharia, imobiliárias, agências de seguro e plano de saúde, certificadoras digitais ou congêneres, os quais deverão adotar, além das medidas gerais aqui previstas: Horário de funcionamento entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira; atendimento individual com agendamento prévio, sendo vedada a espera de clientes no interior do estabelecimento ou fila na área externa; as cadeiras e demais equipamentos deverão ser higienizados após cada atendimento.
8) Liberação de atividades físicas individuais em vias públicas, continuando proibida a utilização de praças e equipamentos municipais.
9) Ficam liberadas as atividades laborativas, de assistências técnicas em geral, em endereços de terceiros.
10) Fica liberado o funcionamento e acesso em entidades de classe, sindicatos e congêneres, por seus profissionais e afiliados, devendo ser obedecidas, além das regras em geral, o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e o funcionamento apenas em dias úteis.
11) Fica autorizado o funcionamento de lava jatos e limpeza de veículos, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
12) Passa a ser apenas recomendado aos condomínios que proíbam a realização de esportes coletivos em áreas comuns, que possam gerar aglomeração de pessoas; bem
como que adotem a utilização da academia com hora marcada, permitindo-se apenas a utilização de 50% da capacidade.
13) Fica permitida a realização de aula prática na modalidade de INTERNATO, ou equivalente, especificamente nos cursos superiores da área de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS