JUNHO DE 2013 CONTINUA! RUAS EXPLODEM EM PROTESTOS! 32 DETIDOS EM SP! FOTOS
08/06/2020 02:04 - Atualizado em 08/06/2020 02:43
JUNHO DE 2013 CONTINUA! RUAS EXPLODEM NESSE DOMINGO EM PROTESTOS E REPRESSÃO 
Por Thaís Tostes - Jornalista MTE/RJ 37750
A morte de George Floyd, um homem negro, por um policial branco foi o gatilho para centenas de protestos começarem em todo o mundo. No Brasil, torcidas organizadas foram unidas às ruas no dia 31 de maio, em São Paulo-SP, num protesto pela democracia, quando vários manifestantes anti-governo Bolsonaro foram presos, e depois disso o país inflamou em atos antifascistas, antirracistas e pró-democracia. A História dá looping e temos mais um Junho de resistência nas ruas do país. Hoje (7), várias cidades explodiram em protestos e, também, repressões das forças de segurança. Veja logo aqui nesse link a PM agredindo manifestantes, em SP.
Candelária-Rio
Candelária-Rio
 
 
 
As fotos acima são do ato na Candelária, Rio. Em Fortaleza-CE, onde vêm acontecendo inúmeros protestos em repúdio ao homicídio do menino Miguel, assinado por uma "patroa branca", o Choque reprimiu fortemente o ato deste domingo, como você pode ver num vídeo clicando aqui nesse link. Vários manifestantes foram detidos.
Em São Paulo, também aconteceram confrontos, e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque, afirmou que usou o protocolo de "progressão da força". Os policiais lançaram muitas bombas de efeito moral nos manifestantes, no final do ato que aconteceu de forma totalmente pacífica em pontos da capital como o Largo da Batata.
Como jornalista pesquisadora de linguagem, destaco aqui o tratamento que as forças de segurança e a grande imprensa dão às narrativas de protestos. Assim como os ativistas de Junho de 2013 foram etiquetados como "vândalos", "baderneiros", "arruaceiros" e "mascarados", os ativistas de Junho de 2020 (agora podendo estar mascarados, por conta da Covid-19) vêm sendo rotulados da mesma maneira, em inúmeros discursos, como neste do coronel da Polícia de São Paulo, num vídeo ao vivo transmitido pela CNN Brasil: "A Polícia está impedindo que esses vândalos provoquem um mal maior". 
Em São Paulo, o ato terminou com 32 manifestantes detidos, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Em Campos-RJ, o ato antirracista realizado na última sexta-feira (5), no Centro, no Pelourinho, foi reprimido pela Polícia Militar, com spray de pimenta e bomba de gás lacrimogêneo, como divulguei aqui nessa matéria.
As fotos são do Ninja e são de atos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza. As fotos abaixo são do ato da última sexta-feira (5) em Campos-RJ e são do Keven Oliveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]