Chico e Bacellar eleitos para presidência e relatoria do processo de impeachment
18/06/2020 14:44 - Atualizado em 24/06/2020 16:33
Chico Machado e Rodrigo Bacellar
Chico Machado e Rodrigo Bacellar / Divulgação / Alerj
Os deputados estaduais do Norte Fluminense Chico Machado (PSD) e Rodrigo Bacellar (SD) foram eleitos, por unanimidade, para presidência e relatoria da Comissão Especial que analisa na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a partir desta quinta-feira (18), o processo de impeachment do governador Wilson Witzel. 
O blog mostrou nessa quarta-feira (17) (aqui) que os dois já despontavam como favoritos para os cargos. Tanto o macaense do PSD, quanto o campista do SD são próximos do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). O petista passou o último feriado prolongado de Corpus Christi na casa de Bacellar, em Campos, como mostrou o blog do Arnaldo Neto (aqui). Outros deputados da região, como o próprio Chico Machado, Bruno Dauaire (PSC) , João Peixoto (DC), Márcio Pacheco (PSC) e Márcio Canella (MDB), também estiveram com o presidente da Alerj.
A sessão desta quinta-feira deu o pontapé inicial no processo de impeachment. Apesar da pandemia de Covid-19, André Ceciliano convocou uma sessão presencial para iniciar a ação. O objetivo era não abrir brechas para uma possível contestação jurídica por parte de Witzel. A presidência da reunião coube, inicialmente, ao deputado mais velho, no caso, Eliomar Coelho (Psol), que estava em quarentena há três meses por fazer parte do grupo de risco.
Chico disse que espera "levar a verdade" com o processo de impeachment. "Peço a Deus que possamos conduzir esse trabalho para levar à população do Rio de Janeiro a verdade. Precisamos dar uma resposta à população sobre o que vem acontecendo do nosso estado diante das denúncias que vamos apurar".
Rodrigo Bacellar, que também é advogado, falou que irá fazer um trabalho técnico. "Foram inúmeras denúncias, de prisões, de investigações. Acho que a sociedade não aguenta mais isso e nosso papel é, de fato, trazer uma maior transparência e um resultado positivo e técnico para população".
Em votação simbólica, por unanimidade, a Alerj decidiu, na última quarta-feira (10), iniciar o processo de impeachment. Witzel disse estar tranquilo e que provará sua inocência. A denúncia que terá prosseguimento, entre os 14 pedidos protocolados na Casa, foi assinada pelos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB. Leva em consideração o não cumprimento dos mínimos constitucionais nas contas do Governo do Estado em 2019, mas também cita o contexto das suspeitas de desvios de recursos utilizados para o enfrentamento do novo coronavírus, tendo como alvo de investigações o próprio governador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]