Sauvignon Blanc e a Vinícola Hiragami
COLUNA DE VINHOS POR JOÃO RICARDO RODRIGUES
Nossa viagem de hoje é até Bordeaux,  para conhecermos a origem de uma uva que vem fazendo sucesso no Brasil em novos terroirs.

A uva
A Sauvignon Blanc é uma uva que tem a sua origem na região de Bordeaux na França, onde em um cruzamento natural com a Cabernet Franc gerou a famosa Cabernet Sauvignon, é uma uva de colheita precoce que se adapta bem a climas frios que mantem suas características de leveza e frescor, quando plantada em clima quente perde em leveza e ganha aroma frutado intenso. Seus vinhos apresentam uma coloração esverdeada quando jovem e evoluindo para uma cor palha dourada com o tempo.

Normalmente a Sauvignon Blanc não é envelhecida em carvalho, passando somente por estágio em tanques de aço inox de onde saem vinhos secos e refrescantes que possuem como principais características: seus aromas minerais, vegetais e toques frutados, sendo consumidos jovens entre o primeiro e quarto ano.

Em Bordeaux geralmente é utilizada em cortes com a uva Semillon, porém é na região do Loire que ela mostra todo o seu potencial, nas comunas de Sancerre e Pouilly Fumé onde são elaborados excelentes exemplares, o solo granítico e o clima continental dessas regiões permitem obter vinhos que exalam aromas minerais, um ligeiro defumado e frescor associado a uma acidez elevada.

Na Nova Zelândia a Sauvignon Blanc tem se destacado e hoje é considerada a uva emblemática neozelandesa. Com o emprego de uma nova técnica, que consiste em colher as uvas em diferentes estados de amadurecimento e de diferentes parcelas, os enólogos elaboram um corte, onde além da acidez conseguem também corpo, resultando em um vinho cheio de complexidade, fresco, com forte caráter frutado e um leve toque mineral.

Outros países que se destacam são o Chile, EUA (California), Austrália, África do Sul e Brasil.
No Brasil podemos encontrar excelentes exemplares de Sauvignon Blanc, com destaque para três regiões: aCampanha Gaúcha, com um clima mais quente os vinhos se caracterizam pelos aromas de frutas tropicais (maracujá, goiaba e abacaxi) , a Serra Catarinense (Vinhos de Altitude) e o Terroir de Inverno (MG e SP), com a utilização da técnica da dupla poda, onde encontramos vinhos com aromas mais cítricos, minerais e com acidez elevada.

Devido a sua acidez os vinhos de Sauvignon são perfeitos para serem apreciados junto a pratos condimentados como carpaccio, peixe assado, peixe com molhos cítricos e comida japonesa, para os queijos de preferência para os mais ácidos como os que utilizam leite de cabra.

A vinícola
Localizada na cidade de São Joaquim na Serra Catarinense a mais de 1400 m de altitude a Vinicola Hiragami foi fundada por Fumio Hiragami, membro de uma família de imigrantes japoneses.

O Sr. Fumio Hiragami nasceu em Tanabe (Wakayama) e veio com sua família para o Brasil em 1958, após a 2º Guerra Mundial para trabalhar na lavoura.

Antes de chegarem em Santa Catarina a família Hiragami trabalhou como boia-fria e como meeira, quando se trabalha na colheita para o patrão e este divide a produção com os trabalhadores, como pagamento.
Foi como meeiros que conseguiram juntar um pouco de dinheiro e comprar uma pequena parte de terra, em Mairinque (SP), onde começaram o plantio de pêssegos. 

Em 1974, integrou o grupo das 16 primeiras famílias que chegariam em São Joaquim para produzir a que viria a ser conhecida como uma das melhores maçãs do mundo.

Com expertise e tradição na fruticultura, mais especificamente na produção de maçãs, atividade que a família realiza desde a década de 70 em São Joaquim, em 2001 o senhor Fumio decidiu investir em outro ramo, a vitivinicultura com a elaboração de vinhos finos, sendo um dos pioneiros do Terroir de Vinhos de Altitude.
Em 2006, após 5 anos de estudos, foram implantados os primeiros vinhedos, a partir dos quais hoje são produzidos vinhos e espumantes com as castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc.

PH Rodrigues


Com uma produção aproximada de 30 mil garrafas por ano, das quais cerca de 10% é exportado para Wakayama, no Japão, terra de origem da família Hiragami.

“O pessoal de lá sente orgulho em receber um produto feito por um japonês que conquistou sucesso fora do país. Por causa da exportação, tive a oportunidade de visitar por três vezes a cidade onde nasci e vivi até os 9 anos”.  Fumio Hiragami.

Através de agendamento prévio a Vinicola Hiragami recebe enoturistas para visitação e degustação orientada.

O vinho
Torii Sur Lie 77, Sauvignon Blanc, safra 2017.
Curiosidades:
O nome Torii se refere a um símbolo que é representado por duas colunas que sustentam o céu e por vigas que simbolizam a terra, esse portal divide o mundo material do divino e ao ultrapassá-lo a pessoa entra em um ambiente sagrado, assim diz a crença.
O número 77 significa o tempo de dias que o vinho ficou estagiando sob as borras finas (Sur Lie).

Análise Organoléptica
Cor: Amarelo palha com tons esverdeados, límpido e brilhante;
Aromas: frutas cítricas, um leve toque mineral, notas de maracujá;
Em boca, mostra-se fresco e vibrante, com boa acidez sustentada por uma leve mineralidade e notas frutadas que aparecem desde o primeiro momento, com um final médio e refrescante.
Entre as uvas do Terroir de Altitude a Sauvignon Blanc tem se destacado, sendo inclusive cotada para ser a uva emblemática da região, esse excelente vinho da Hiragami me remeteu a alguns exemplares da Sauvignon Blanc que apreciei do Vale do Loire na França.
Teor alcoólico: 12,8%
Temperatura para consumo: entre 05 e 08 °C

PH Rodrigues

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]