Urnas Funerárias Obrigadas a terem Visores durante a pandemia
BNB com Juliana Oliveira

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) começou a discutir, hoje, 16/06, o projeto de lei 2531/2020, da deputada Rosane Felix-PSD, determinando às empresas que prestam serviços de assistência funerária, ou ao Poder Público, que disponibilizem urna funerária com visor, ficando o rosto do falecido possível de ser visto na hora do sepultamento nestes tempos de pandemia.


O Ministério da Saúde orientou que, durante o velório, o caixão fique fechado para prevenir a contaminação das pessoas pela Covid-19. Rosane Felix justifica que a proposta de caixões terem visores é uma medida humanitária, além de evitar a troca de corpos.



“Ver o rosto ameniza o sofrimento das famílias no processo de luto. Além disso, tem sido noticiado a troca de corpos nos sepultamentos, o que vem causando angústia, dor e aflição aos familiares que, após perder o seu ente querido, não têm a certeza de estar sepultando a pessoa certa. Por isso, é importante que as urnas funerárias tenham visor”, afirma a deputada Rosane Felix.



Ainda de acordo com o projeto de lei, não poderá ser cobrado nenhum acréscimo de valor aos sepultamentos. Também assinam a coautoria os deputados Vandro Família-SDD, Delegado Carlos Augusto-PSD) e Marcelo Cabeleireiro-DC.



A proposta teve parecer favorável das comissões de CCJ-Constituição e Justiça , Saúde, Economia e Orçamento, mas por receber seis emendas, será aprimorada para voltar à pauta de votação.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]