Pré-Candidato em Porciúncula deixa cargo no Rio
04/06/2020 08:57 - Atualizado em 04/06/2020 09:01
BNB de 1ª
Agradeço a todos pela parceria e empenho neste período em que estive na presidência do IEA-Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. 
Devido às regras eleitorais, em virtude das eleições municipais sou obrigado a me afastar do cargo de presidente, pois sou pré-candidato a prefeito em meu município, Porciúncula, no Noroeste Fluminense.
Peço a todos que continuem apoiando os projetos que iniciamos, principalmente em relação ao Plano Diretor, que é a base da reestruturação do IEEA, um órgão extremamente importante para o planejamento estratégico do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios do interior.
Hoje, como ex—presidente do Instituto e sendo arquiteto urbanista, com especialização em engenharia urbana, morador e conhecedor da realidade do interior fluminense, me sinto ainda mais seguro para defender, não apenas a preservação do IEEA-RJ como órgão estratégico do Governo Estadual, mas o seu fortalecimento institucional, técnico, orçamentário e financeiro, para o bem do povo fluminense e da boa administração pública.
O IEEA-RJ reúne quadros técnicos de excelência, fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas estaduais e municipais em nosso Estado.
Além do Plano Diretor do IEEA, o primeiro em 30 anos de existência da autarquia, deixamos em andamento também ações como o Programa de Compliance, de forma a melhorar a qualidade dos processos administrativos; o Conhecimento Solidário com cursos de capacitação para a multiplicação do conhecimento da tecnologia BIM e elaboração de orçamentos; o projeto piloto de Teletrabalho (procedimentos para a implantação do home office, iniciativa anterior à decretação da quarentena); Trabalho Solidário, uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) para a realização de trabalho voluntário nas áreas de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento dos projetos da Subsecretaria Estadual de Projetos e Empresa de Obras Públicas (EMOP), além de propostas que serão implementadas ao longo do tempo em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, como o Programa Caminho Seguro, que tem como objetivo o monitoramento de obras de artes especiais (avaliação técnica das condições estruturais de pontes, viadutos e passarelas)e o Programa Morar Saudável, dedicado à política habitacional que tem como objetivo intervir pontualmente em moradias, inicialmente localizadas em Áreas de Especial Interesse Social (ZEIS),melhorando a acessibilidade e salubridade dos cômodos habitáveis. Além da continuidade dos demais projetos que o IEEA já vinha desenvolvendo como o Cidades Sinalizadas, Cidades Planejadas, Renova RJ e Fogo Zero.
Cabe ainda mencionar a necessidade da consolidação da folha de pagamento das carreiras vinculadas ao IEEA, de forma a melhorar e facilitar a gestão da vida profissional de centenas de servidores ativos e inativos, bem como a realização de concurso público para o preenchimento das vagas abertas em virtude de aposentaria e falecimento. Sobre este tema, há exceções em relação ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para este tipo de situação.
 
Agradeço a todos os servidores, ao Secretário de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, pela confiança ao meu trabalho e pelo respeito e atenção com que sempre tratou todas as ações do Instituto. Agradeço também ao Deputado Federal Rodrigo Maia pela confiança e apoio e ao meu partido, o Democratas, pela oportunidade de estar representando o partido numa autarquia tão especial para o funcionalismo público estadual.
Ao meu futuro sucessor, Manolo Salazar, desejo votos de sucesso e sigo tranquilo, por saber que os projetos que elaboramos serão muito bem cuidados sob a sua gestão.
 
Rio de Janeiro, 01 de junho de 2020.
 
 
Guilherme Fonseca Cardoso
(Ex) Presidente do IEEA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]